• Carregando...
Porco na lata, o Prato da Boa Lembrança do Restaurante Girassol para 2019. (Fotos/ Divulgação)
Porco na lata, o Prato da Boa Lembrança do Restaurante Girassol para 2019. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

Qual é tua programação para o fim de semana? Domingo, particularmente. Dê uma espiadinha nos sites de previsão do tempo e constate que o dia promete, com pleno sol de Outono.

Sair por aí pode ser uma das boas alternativas. E por que não um passeio até Palmeira, com direito a uma paradinha na Colônia Witmarsum, um giro pelas belas paisagens dos Campos Gerais e um almoço no Girassol?

E por uma razão a mais. O Girassol está lançando exatamente neste domingo (24), seu Prato da Boa Lembrança de 2019, que, como os anteriores, tem ligação direta com a região e principalmente com os Porcadeiros. Esta é a quarta participação do restaurante no interessante evento da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança e três deles estão voltados à carne suína. O primeiro, em 2016, foi a consagração do prato que inseriu a casa e a chef Rosane Radecki no cenário nacional da gastronomia: o Pão no Bafo registrei a estreia aqui. No ano seguinte, uma homenagem à mãe da chef – de Campo Mourão – e o tema foi o carneiro no buraco, só que feito no fogão, o Carneiro Fora do Buraco. No ano passado, já com o envolvimento no movimento Porcadeiros (do qual foi a criadora e tem sido o grande arauto), Rosane Radecki apresentou como tema a Porchetta Anarquista – Colônia Cecília, diretamente ligada à história da região.

Porco na Lata, o Prato da Boa Lembrança do Girassol, é feito com paleta suína desossada e cortada em cubos, sementes de mostarda e de coentro, louro e banha, para cobrir a carne. É acompanhada de Paçoca de carne, couve frita e Tartar de banana.

O prato desse ano se chama Porco na Lata, com arte de Birgitte Tümmler. Diretamente a ver com os porcadeiros, que merece explicação no site da Associação da Boa Lembrança, da qual eu me aproprio em alguns tópicos.

Os Porcadeiros – relembrando – eram tropeiros de porcos, muito comuns no sul do Brasil. Os porcos eram engordados no pinhão e depois tropeados até os abatedouros. As comidas mais apreciadas por eles eram derivadas do milho e do próprio porco, que precisavam ser conservadas nas longas viagens. Consumiam muitos defumados, curados e a carne na lata. Esta era cozida na própria banha do porco e armazenada em latas para ser consumida durante a tropeada.

Rosane Radecki, uma batalhadora pelas causas do Paraná e criadora do grupo Porcaderos, a espalhar a história local por todo o país.

É sempre muito gratificante falar de Rosane Radecki. Tão fácil quanto se apaixonar por ela, acontece sempre comigo. Pois então, confirmando, inspirada na história destes tropeiros, a chef criou um grupo de chefs, cozinheiros, padeiros, amantes da gastronomia, cervejeiros e amigos que se denominam Porcadeiros e, como uma tropa, levam muitas histórias e sabores por todo o Brasil, sempre com o Porco como ingrediente principal. No ano passado, lá mesmo em Palmeira, houve o que pode ser considerado grande evento de lançamento. Claro que registrei, aqui.

A tampa da lata que chega à mesa com o prato pronto.

O Porco na Lata é feito com paleta suína desossada e cortada em cubos, sementes de mostarda e de coentro, louro e banha, para cobrir a carne. É acompanhada de Paçoca de carne, couve frita e de um delicado Tartar de banana. Na hora de ir à mesa, uma bela surpresa: o prato vem em uma panelinha de lata, daquelas de marmita, na referência à maneira de se alimentar dos porcadeiros. Detalhe: panelinha tampada, com o registro do prato na tampa. Bem do jeito da chef. Lá dentro vêm a carne, a paçoca e a couve. Num recipiente a parte, por ser frio, o tartar de banana. Tudo perfeito. E lúdico, eu diria.

(E o interessante é que a chef disponibilizou a receita, que está publicada logo abaixo.)

Portanto, compensa ir a Palmeira, saborear o Porco na Lata (R$ 125 – para duas pessoas) e ganhar a louça para levar para casa como boa lembrança de um domingo agradável. Depois, para quem se aventura na cozinha, dá para tentar repetir e executar a receita.

Prepare-se, então, e pegue a estrada. Vai valer o domingo.

Bom apetite!

Porco na lata

Ingredientes

1 kg de paleta suína desossada e cortada em cubos de uns 5 cm

1 colher (sobremesa) de sementes de mostarda

1 colher (chá) de sementes de coentro moídas

2 kg de banha (aproximadamente)

2 folhas de louro

20g de sal

Pimenta-do-reino

Preparo

Tempere os cubos de carne com as sementes de mostarda e coentro, sal e pimenta e deixe repousar por até 12h na geladeira. Numa panela média, coloque a banha, os cubos de carne e o louro, cozinhe a 120ºC por 2 horas.

Coloque os cubos de carne em uma lata, cubra com a banha e tampe.

Paçoca de carne

Ingredientes

200g de farinha de milho amarela

2 dentes de alho

100g de lombo defumado desfiado

Sal

Pimenta do reino

Preparo

Em um pilão, coloque o lombo e a farinha de milho e bata até desmanchar. Frite o alho picado e adicione. Prove e, se necessário, acrescente mais sal.

Tartar de banana

Ingredientes

3 bananas prata

1 limão

Cebolinha verde

1 pimenta dedo-de-moça sem sementes

Preparo

Corte a banana em cubos pequenos, pique a pimenta, corte a cebolinha.

Misture todos os ingredientes com o suco de limão.

Couve crocante

1 maço de couve

Banha de porco suficiente para fritar

Corte a couve bem fina, aqueça a banha e frite.

Sirva o porco na lata com a paçoca de carne, o tartar de banana e decore com a couve frita.

Rendimento: 4 porções.

Restaurante Girassol

Rodovia BR-277, Km 168,4 – Palmeira

Fone: (42) 3252-1778

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]