• Carregando...
Sailor Jerry, rum diferenciado e cheio de truques
| Foto:

Com garrafas charmosas e personalizadas, o rum Sailor Jerry chegou a alguns bares de Curitiba. (Foto/ Carlos Poly)

Sempre aprendo muito a cada degustação ou apresentação de bebidas destiladas. Porque, a rigor, nosso conhecimento é basicamente empírico, de ouvir falar aqui, experimentar ali e de um ou outro palpite melhor colocado.

Barbosa apresenta o pin up colecionável. (Foto/ Carlos Poly)

Já curti interessantes degustações de gim, de uísque e agora chegou a vez de um contato mais próximo com o rum. E com um rum diferenciado, pois tem origem caribenha, mas é finalizado na Escócia. Rum com ares de uísque, pelo menos na convivência. Sailor Jerry, é como se chama.

Dias atrás o embaixador do Sailor Jerry no Brasil, Leandro Barbosa, esteve em Curitiba para o lançamento desse spiced rum no O Barba Hamburgueria. No evento, que contou com a presença de jornalistas e formadores de opinião, foram servidos três drinques com o rum Sailor Jerry, além dos mini-hambúrgueres tradicionais da casa.

Além disso, houve a sugestão do shot, que a gente pode explicar aqui como o drinque cowboy, aquele copinho que vem somente com o destilado, sem qualquer mistura. E a proposta foi combinar quente e frio, ou seja, o rum no copinho com uma cerveja gelada. Funcionou muito bem.

Tatuagem e marinheiros

A produção do rum é da destilaria escocesa William Grant & Sons (que produz, entre outros, os uísques Grant’s e Glenfiddich, o gim Hendrick’s e o licor Drambuie), que investe em sabores que contam histórias. É o caso do Sailor Jerry, um rum de estilo temperado, criado no ano 2000 para homenagear o responsável pela evolução do estilo de tatuagem old school, Norman “Sailor Jerry” Collins, e manter o legado dele sempre vivo.

Norman “Sailor Jerry” Collins nasceu em 1911, aprendeu a arte da tatuagem quando jovem e desenvolveu sua técnica nas viagens que fez ao redor do mundo quando serviu à marinha americana. Ancorou no Havaí, em Honolulu, ficou famoso por causa de outros marinheiros que ao desembarcarem na ilha eternizavam desenhos em seus corpos e se tornou a expressão máxima da contracultura americana.

O rum

O shot, puro, para sentir o sabor intenso. (Foto/ Carlos Poly)

Para ser considerado rum, a bebida precisa ser produzida nas ilhas do Caribe e ter como principal ingrediente o melaço da cana-de-açúcar. Então, todos os anos, grandes mestres destiladores da William Grant’s & Sons viajam até o Caribe para selecionar os melhores destilados que irão compor o Sailor Jerry spiced rum e o levam para a Escócia, onde será finalizado e engarrafado. Elaborado à moda antiga, ao destilado de melaço de cana são adicionadas finas especiarias e ervas.

A destilaria não revela os ingredientes exatos que compõem a mistura, assim como Norman Collins nunca revelou como chegou ao tom roxo das tintas que usava em uma época que a cartela de cores das tatuagens era tão básica. Mas revela que a receita combina o calor da canela e noz-moscada com a riqueza da baunilha.

O resultado é uma bebida cremosa, macia, com intenso e doce aroma de baunilha, caramelo e canela, com final longo e graduação alcoólica de 40%. As garrafas transparentes têm a “Hula Girl” original de Collins no rótulo principal. Já no contrarrótulo, uma surpresa: uma pin up original do Sailor Jerry. Produzido como um adesivo, são seis “pin ups” diferentes, o que torna a garrafa colecionável. Na rolha, uma âncora marca a presença da história de Collins na marinha.

Entre os prêmios que o destilado já recebeu estão Melhor Rum da categoria pela IWSC (International Wine & Spirit Competition), em 2011, e Medalha de Ouro pela Rum Masters Awards nos anos de 2015, 2014 e 2013.

O Sailor Jerry é trazido ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora e, por enquanto, está sendo comercializado apenas em cinco estabelecimentos de Curitiba: O Barba Hamburgueria, Distrito 1340, Jokers Pub Café, Dobrucki Pub e Barbarium, como estratégia de lançamento do produto no Brasil. Além de ser servido puro, cowboy, também está sendo oferecido em coquetéis criados especialmente para a bebida e degustados na noite de apresentação. São três: Jerry & Ginger (achei o melhor de todos, com a nossa curitibana gengibirra, pedaços de gengibre macerados e um toque de limão siciliano), Jerry & Cola (pequena variação da Cuba Libre) e Spice Mojito (com um toque de Angostura no Mojito tradicional).

Dentro de pouco tempo o Sailor Jerry também estará disponível ao consumidor final, nas lojas especializadas.

Spice mojito, Jerry & cola e Jerry & ginger, os três drinques criados com o rum Sailor Jerry, que estão nos bares selecionados. (Foto/ Carlos Poly)

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]