• Carregando...
Scamorza affumicata, um dos itens do almoço deste sábado, na Monte Bello. (Foto/ Divulgação)
Scamorza affumicata, um dos itens do almoço deste sábado, na Monte Bello. (Foto/ Divulgação)| Foto:

Os porcos de Jurandir, criados soltos ao lado da Serra do Mar. (Foto/ Yuca Vídeos)

Henrique Campos, o chef convidado do primeiro almoço do ano na Monte Bello. (Foto/ Divulgação)

Vai começar a temporada dos agradáveis encontros mensais na Salumeria Monte Bello, sempre nos segundos sábados de cada mês. E já vem de algum tempo. Desde 2016, realiza almoços na chácara onde produz seus embutidos artesanais, em meio à Mata Atlântica, no trecho de Quatro Barras da Estrada da Graciosa.

A temporada deste ano começa neste sábado (09). Como sempre acontece, a cada almoço o menu é elaborado exclusivamente para o evento, resultado da parceria entre um chef convidado e Marcelo Empinotti, chef da casa e responsável pela qualidade dos produtos da Salumeria.

O almoço é composto a partir dos ingredientes da região, sempre frescos, vindos dos agricultores da Estrada da Graciosa. Para lançamento desta nova etapa o convidado é Henrique Campos, do Figurate Focacceria Italiana. Henrique é formado em Nutrição pela UFPR e também em Gastronomia pela PUC-PR. Desde 2008 trabalha como cozinheiro e teve experiência em cozinhas na Itália, onde aprendeu a essência da culinária italiana, que parte da qualidade do ingrediente regional e sazonal para elaboração de pratos rústicos e de grande qualidade em sua simplicidade.

Também com vivência na Itália, da Toscana Marcelo traz em sua bagagem 12 anos de formação e trabalho profissional em cozinha.

Os dois cozinheiros visitaram juntos as chácaras da região de Quatro Barras, para escolher os ingredientes que irão compor o menu do banquete deste sábado. Visitaram a criação de porcos, incluindo os de raça Moura, de Quatro Barras, onde apreciaram o torresmo no tacho, feito pelo Jurandir, o proprietário da terra. E ainda estiveram no Sítio Graciosa, onde a agricultora Ana Bigaton vive segundo preceitos biodinâmicos.

O cardápio nunca está fechado, pois sempre pode surgir um produto de última hora para enriquecê-lo. Mas a certeza é que terá fortes raízes locais da Estrada da Graciosa, com bases em técnicas italianas. O prato principal, por exemplo, será Porco assado, nhoque de tubérculos salteado com manteiga e sálvia, entre outras coisas.

De entrada, os embutidos e curados da Monte Bello, desta vez com uma interessante novidade: Scamorza affumicata, defumada ali mesmo.

O local é muito bonito, permite passeios pela propriedade e diversão para as crianças. É um almoço que dura praticamente até a tarde, pois os anfitriões costumam pôr toalhas e colchões no gramado, para o pessoal curtir o local.

Horário: 12h30 (O almoço é servido pontualmente em sistema de banquete: todos almoçam no mesmo horário). A chácara abre das 11h30 às 15h30h. Para aproveitar o dia, a sugestão é chegar por volta das 12h.

Valor por adulto: R$ 85. Crianças de 5 a 12 anos, R$ 50. Obrigatoriamente reservar antecipadamente.

Salumeria Monte Bello

Av. Dom Pedro II, 6457 – Quatro Barras

(Dica: para chegar ao local com Waze ou Google Maps, digite “Salumeria Monte Bello”)

Informações e reservas: (41) 99225-7239 (whats) ou vendasmontebello@gmail.com

Chef Marcelo Empinotti na colheita de vegetais para compor o primeiro cardápio do ano. (Foto/ Yuca Vídeos)

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]