• Carregando...
Personagem criado há quase 40 anos, o Menino Maluquinho vai virar animação pela Netflix. Foto: Divulgação
Personagem criado há quase 40 anos, o Menino Maluquinho vai virar animação pela Netflix. Foto: Divulgação| Foto:

O Menino Maluquinho, icônico personagem do escritor e cartunista Ziraldo, vai virar animação pela Netflix. A novidade tem origem paranaense, já que é uma das iniciativas da  ZAP – Ziraldo Artes e Produções, criada pelo executivo de marketing Rogério Mainardes há um ano.

Com lançamento previsto para 2021, a série terá produção da Chatrone (leia-se Festa no Céu e Gaby Estrella, para citar algumas produções), e foi anunciada no RIO 2C – Rio Creative Conference, o maior evento da produção audiovisual da América Latina, que aconteceu nesta semana no Rio de Janeiro.

Para Rogério Mainardes, sócio-diretor e fundador da ZAP, este é um momento muito especial para a arte e a cultura brasileira, que é muito bem representada por Ziraldo.

“No ano em que Ziraldo completa 86 anos, nós estamos muito felizes de poder abrir as portas do mundo para o seu talento, por meio da Netflix, que o levará para as telas de cerca de 190 países. É um salto enorme para o reconhecimento mundial da obra do cartunista e para todo o potencial do licenciamento e merchandising que agora se abre num novo universo de negócios”, diz.

LEIA MAIS >> Empresa de Curitiba cria soluções que ajudam companhias a “caçar” devedores

Criado em 1980, o Menino Maluquinho é um dos personagens que mais representa a infância e a família brasileira. Dois filmes live-action baseados no livro já foram lançados, em 1995 e 1997. Quase uma década depois, a obra ganhou uma série na TVE Brasil, reforçando ainda mais o potencial criativo da obra e do personagem.

Desde que foi lançado, o livro Menino Maluquinho já vendeu mais de 8 milhões de exemplares e foi traduzido para mais de 20 idiomas, entre eles o coreano e o árabe.

Os “meninos maluquinhos” do Paraná

A ZAP – Ziraldo Artes e Produções – é resultado de uma amizade de mais de 30 anos entre o escritor e cartunista Ziraldo e o executivo de Marketing, Rogério Mainardes. A empresa foi criada com o objetivo de organizar e explorar todo o potencial econômico da arte e do talento criativo do escritor, cartunista, chargista, pintor e jornalista Ziraldo Alvez Pinto. Formalizada há um ano, a ZAP acolheu outro grande nome da comunicação do Paraná, o publicitário José Buffo.

Rogério Mainardes, socio-diretor ZAP , Márcia Martins Pinto, esposa do escritor e cartunista Ziraldo e Ted Sarandos, CCO – Chief Content Officer – mundial da NETFLIX após a assinatura do contrato que leva O Menino Maluquinho para as telas de 190 países. Foto: divulgação

Para sociedade entre Mainardes e Buffo, Ziraldo concedeu a exclusividade para o licenciamento de toda a sua obra, cujos desenhos e personagens criados ao longo de sua carreira chegam a quase uma centena. Entre todos, o mais destacado é “O Menino Maluquinho”. que no próximo ano comemora os seus 40 anos de criação.

E foi por este personagem que a ZAP iniciou o processo que chamou de “despertar da audiência para obra de Ziraldo”. Na análise do executivo e do publicitário, a obra estava um pouco adormecida diante do avanço tecnológico,  fazendo com que o personagem não recebesse a devida atenção do mercado audiovisual e dos novos players que se instalaram com as recentes tecnologias na área de conteúdo e entretenimento.

José Buffo, sócio da empresa licenciadora e diretor criativo, afirma que esta experiência mostra o valor não somente do escritor e cartunista Ziraldo, mas também do profissionalismo e ousadia empresarial.

“O Menino Maluquinho na Netflix, nas telas do mundo inteiro, é algo que parecia impossível e que acreditamos sem medo de errar. Precisamos não ter timidez para enfrentar o mundo global que nos é apresentado, é o que nos ensina o Ziraldo”, conclui o publicitário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]