Experiência

Ingredientes regionais

12 chefs premiados do Paraná cozinham suas especialidades em jantar inédito

Idealizado depois de uma cavalgada pelo interior do estado, evento tem a proposta de celebrar a gastronomia regional

por Marina Mori Publicado em 14/10/2019 às 14h
Compartilhe

Os 12 chefs mais premiados do Paraná organizam, nesta quarta-feira (16), um jantar especial em Curitiba. Batizado “Da Cavalgada à Mesa”, o evento foi idealizado há pouco mais de um mês, quando o grupo de cozinheiros se reuniu para celebrar a gastronomia local em um fim de semana descontraído pelo interior do estado, com direito à comida regional e passeio a cavalo. Entre os nomes à frente da organização estão Manu Buffara, que teve seu restaurante recém-incluído na lista dos 50 Melhores da América Latina, e Celso Freire, eleito o Chef dos Chefs pelo Prêmio Bom Gourmet 2019.

O movimento de união de chefs é inspirado nas lições dos tropeiros, quando se reuniam em torno do fogo, com muita música, bebida e comida boa. E agora os chefs querem reforçar estas experiências de confraternização em torno da comida para o público curitibano. No jantar desta quarta, em um menu de 12 tempos, cada um dos cozinheiros servirá um preparo que represente sua identidade. “Quisemos fazer algo com liberdade total para cada chef reproduzir seu estilo”, explica Celso Freire. Ao lado da filha, a chef Gabriela Freire, ele será também anfitrião do evento, organizado no buffet que leva seu nome – Espaço Celso Freire Gastronomia.

tropa-de-chefs-paranaenses-caminho-dos-tropeiros

Foto da “Cavalgada dos Tropeiros”, passeio que deu origem ao jantar dos 12 chefs que ocorre na próxima quarta-feira (16). Foto: Alexandre Carnieri.

“Vai ser algo descontraído, não um jantar formal”, diz. Ao som de música ao vivo, a proposta é celebrar a gastronomia regional enquanto, um a um, os principais nomes da cena paranaense comandam as panelas na cozinha aberta do salão para 100 pessoas.

Cada ingresso custa R$ 350,00 e dá direito ao jantar com bebidas (cervejas da Usinamalte, da colônia alemã Witmarsum, em Palmeira/PR, e vinhos da importadora Porto a Porto). O lucro será revertido ao Instituto Purunã, entidade que promove o desenvolvimento sociocultural da comunidade de São Luiz do Purunã, município a 47 km de Curitiba.

12 chefs, 12 pratos

Na entrada, o padeiro Rene Seifert e a mestre-queijeira Flávia Rogoski aguçam o paladar dos convidados com pães e queijos artesanais; depois, Claudia Krauspenhar apresenta uma entrada com as clássicas ostras do K.sa Restaurante. O banquete segue com preparos ícones de cada chef: Manu Buffara (Manu) com tucupi, Eva dos Santos (à frente do Grupo Victor) com peixe, Rosane Radecki (do movimento Porcadeiros) com costelinha de porco. Veja o cardápio completo ao fim da matéria.

“É uma celebração da união de todos os chefs. A gente já vive num mundo tão corrido, tão cheio de competitividade. Esse encontro surgiu para mostrar que as coisas não precisam ser assim”, aponta Vânia Kreknisni, do restaurante Limoeiro. Tudo indica que esta é apenas a primeira edição. “Muitos outros chefs já procuraram a gente para participar. Pretendemos fazer disso algo anual”, antecipa Celso Freire.

Da Cavalgada à Mesa – cardápio

  • Pães e queijos (Rene Seifert e Flávia Rogoski)
  • Frozen Oyster (Claudia Krauspenhar)
  • Alho poró, salsinha e tucupi (Manu Buffara)
  • Escabeche de “olhete” (Eva dos Santos)
  • Casquinha de siri sobre creme de cabotiá (Marcelo Amaral)
  • “Ovo perfeito”, hollandaise e mandioca (Celso e Gabriela Freire)
  • Costelinha de porco glaceada com pitanga (Rosane Radecki)
  • Ravióli de cordeiro, poejo e castanha de caju (Vânia Krekniski)
  • Garrão de boi (stinco, canela) com feijões brancos (Délio Canabrava)
  • Sagu de coco com amendoim (Lênin Palhano)
  • Cannoli (Beto Madalosso)

Serviço
Da Cavalgada à Mesa
Jantar em 12 tempos com bebida e música ao vivo
Quando: quarta-feira, 16 de outubro, às 19h
Onde: Espaço Celso Freire Gastronomia – rua Atílio Bório, 1959, Juvevê. Valet no local
Ingresso: R$ 350,00 pelo site.

VEJA TAMBÉM

>>> “Sou muito mais feliz agora”, diz ex-deputado que largou a política para fazer pão

>>> Conheça o restaurante Manu, estreante na lista dos 50 Melhores da América Latina

Compartilhe

8 recomendações para você