Bebidas

Bebidas

Aprenda a fazer xaropes que são base para vários tipos de drinks

Preparos feitos com hibisco, maracujá e camomila são fáceis de fazer e podem incrementar o preparo de coquetéis

por Marina Fabri, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 03/04/2017 às 19h
Compartilhe
Xaropes de hibisco, camomila e maracujá, que podem ser usados como base para drinks. Foto: André Rodrigues.

Xaropes de hibisco, camomila e maracujá, que podem ser usados como base para drinks. Foto: André Rodrigues.

Que os drinks estão em alta, não dá para negar – e se você também gosta de coquetelaria e quer se aventurar nesta arte, então essa reportagem é para você. Tendo alguns xaropes em casa, é possível fazer várias combinações e, quem sabe, até fazer suas próprias criações. “Há alguns anos, muita gente tinha o costume de comprar esses xaropes prontos – hoje, sabemos que é muito melhor fazer, pois você controla melhor os ingredientes usados”, explica o responsável pelo bar do Taj, Douglas Porcel.

Além disso, a forma de preparo dos xaropes é bastante similar para todos os sabores, o que permite usar a imaginação na hora de criar. “Três exemplos muito bons são os de hibisco, maracujá e camomila”, diz Porcel. O xarope de hibisco, por exemplo, pode ser usado em uma versão diferente do clássico Gin Tônica (Hibisc Gin Tonic), já o de maracujá vai bem com Bailey´s (Sedative) e, o de camomila, com whisky (Fountain). Os três drinks fazem parte da carta de bebidas do Taj.

Para fazer qualquer xarope base para drinks, é preciso fazer antes o xarope simples, que nada mais é do que uma mistura de água com açúcar em partes iguais – o modo de preparo é fácil, é só misturar o açúcar em água quente até que ele se dissolva por inteiro, mas sem ferver a água. É esse xarope simples que vai ser misturado às infusões ou polpa de frutas para se transformar nos xaropes propriamente ditos. “No caso das infusões, recomenda-se sempre usar a erva seca pura, não a que vem em saquinhos, como chá. Isso porque a erva vai deixar o sabor muito mais concentrado, ou seja, o resultado final fica mais saboroso”, diz Porcel.

E para quem não gosta de bebidas alcóolicas, os xaropes podem ser usados também em coquetéis sem álcool. A dica do mixologista do Taj é misturar 100 ml do xarope de camomila com suco de três gomos de limão siciliano, oito folhas de hortelã e 25 ml de água com gás.

Veja as receitas dos drinks e xaropes abaixo



Compartilhe

8 recomendações para você