Plantão

Cultura gastronômica

Arte napolitana de fazer a pizza se torna patrimônio imaterial da Unesco

Reconhecimento foi concedido pelas Nações Unidas nesta quinta (7)

por Bom Gourmet Publicado em 08/12/2017 às 16h
Compartilhe

A arte dos pizzaiolos de Nápoles de fazer a pizza de acordo com a tradição napolitana foi reconhecida patrimônio imaterial da Unesco nesta quinta (7). A Itália buscava esse título,que foi votado por 182 países, desde 2009.

pizza patrimonio imaterial unesco

Pizzaiolo napolitano comemora o reconhecimento da Unesco. Foto: Divulgação.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a arte dos pizzaiolos é uma prática culinária feita de quatro fases que vão desde o preparo da massa, a cocção da pizza em forno à lenha até o característico movimento de jogar a massa para cima em um movimento rotatório feito com as mãos.

Nápoles conta atualmente com cerca de 3 mil pizzaiolos. A hierarquia na cozinha conta com o mestre pizzaiolo, o pizzaiolo e o responsável por assar as pizzas. As técnicas de preparos são passadas de geração para a outra nas milhares de pizzarias da cidade assim como o know-how é ensinado em específicas escolas.

O que muda

O reconhecimento tem alguns efeitos práticos. Primeiro atesta incontestavelmente que a pizza nasceu em Nápoles, no Sul da Itália. Disso podem derivar vantagens econômicas, já que quem quiser aprender a fazer a legítima pizza napolitana deverá fazê-lo em Nápoles. Além disso deve contribuir para expansão das pizzarias italianas no mundo.

Outro efeito será que título deve proteger a pizza contra fraudes, já que muitos ingredientes da Itália sofrem falsificações em muitos países, desde as farinhas aos queijos.

LEIA TAMBÉM

Pizzaria em Balneário Camboriú faz pizza no estilo napolitano

Pizzaria Moda di Napoli em Curitiba faz pizza no estilo napolitano

Pizzaria em Curitiba tem disputadíssima noite da pizza napolitana

Compartilhe

8 recomendações para você