i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Tradição

Como é a experiência de colher e comprar chás especiais na China

Em viagem para a pátria do chá, a sommelier da Catherine Fine Teas conta suas experiências com exclusividade para o Bom Gourmet

  • PorAna Carolina Delai*, especial para o Bom Gourmet
  • 24/05/2019 15:30
Sommelier de chás Ana Carolina Delai em busca de novidades sobre  os chás. Foto: Ana Carolina Delai / Acervo
Sommelier de chás Ana Carolina Delai em busca de novidades sobre os chás. Foto: Ana Carolina Delai / Acervo| Foto:

Na China, absolutamente tudo gira em torno de um bom chá. Foi isso que mais me impressionou em toda essa viagem – a proximidade dos chineses com a cultura do chá. Desde a delicadeza com que o preparam, a sutileza com que oferecem, a forma como nos recebem em qualquer lugar, oferecendo sempre o melhor chá da casa. Aqui, eles se reúnem em volta de uma mesa de chás para receber com carinho, conversar, fechar negócios.

Sommelier de chás Ana Carolina Delai em busca de novidades sobre  os chás. Foto: Ana Carolina Delai / Acervo
Sommelier de chás Ana Carolina Delai em busca de novidades sobre os chás. Foto: Ana Carolina Delai / Acervo

>>>Chegou a vez dos chás gourmet: como a bebida está ganhando mais espaço na xícara do brasileiro

A delicadeza das cerimônias é algo encantador: as mãos parece que dançam enquanto preparam a bebida. Ao mesmo tempo, o chá dentro de uma garrafa na correria do dia-a-dia, no táxi, na recepção do hotel, em qualquer loja, mercado, restaurante, parque, está presente de uma forma muito óbvia para eles.

No Brasil, ainda temos muito pra aprender sobre o chá. Ele é uma tradição milenar, que segue acompanhando a rotina dos chineses. Durante a minha viagem de um mês pelo país, conheci fábricas e plantações de diversas regiões, partindo de Shanghai até a província de Fujian, parando em várias cidades com diferentes produções.

Um dos pontos altos da viagem foi subir a montanha de Mogan, onde vivi uma experiência única, de receptividade, carinho e muito conhecimento. Provamos chás especiais com um mestre muito experiente. A cultura renova a alma.

Nesta fábrica, produzem chá verde, preto e amarelo – que é um chá mais raro: sua produção é feita por experts, vigiada em tempo integral por esses especialistas, porque nada pode sair errado.

Para o Brasil, além do legado, levo novas experiências, muito aprendizado, conhecimento e muitas ideias. Continuo ainda, sempre firme com a vontade de propagar, por meio da Catherine, para os clientes e amantes do mundo dos chás, as experiências aqui vividas, de forma a transportar um pouquinho da parte tão linda dessa cultura milenar: o amor pelo chá.

>>>Erva-mate sai da cuia para complementar pratos doces e salgados

*Ana Carolina Delai é sommelier de chás da Catherine Fine Teas

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.