Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
SizeUp
Solução da SizeUP emprega machine learning para criar cardápios mais rentáveis.| Foto: SizeUP/divulgação

Como criar um cardápio realmente rentável para um restaurante? Essa foi a pergunta que norteou o desenvolvimento da ferramenta SizeUP, solução tecnológica que usa o machine learning para ajudar donos de bares, restaurantes e lanchonetes a desenvolverem cardápios otimizados e mais lucrativos.

O aplicativo permite que os estabelecimentos façam ajustes inteligentes no cardápio e escolham alimentos e suprimentos com preços mais competitivos. Em um mercado como o brasileiro, no qual a inflação dos alimentos aumentou 9,75% entre janeiro e outubro de 2020, segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), esse tipo de solução pode ser essencial para o bom desempenho dos negócios.

“Nossa solução é oferecer um produto digital escalável para restaurantes à la carte. Atualmente, nosso projeto está em fase de testes e o piloto manual está em operação em três restaurantes, para a validação do produto. Um desses restaurantes é uma franquia, assim estamos em busca de estabelecimentos-chave para a nossa estratégia”, explica Barbara Moriel, CEO da SizeUP.

Produto digital estratégico para o food service 

O app SizeUP foi concebido como um produto digital estratégico para restaurantes e demais empresas do mercado de food service. A plataforma é intuitiva e contribui para as tomadas de decisão dos negócios, como a definição dos preços dos itens do cardápio e a substituição de ingredientes, por exemplo.

“Minha família é dona de restaurante e, por isso, nós temos um profundo conhecimento do setor. Entendemos bem a dor do cliente e temos um afeto muito especial pela área da alimentação, o que nos motivou a desenvolver essa solução”, afirma Douglas Schmidt, CTO da startup.

O foco do aplicativo é a engenharia de cardápio, desde a precificação até a identificação dos itens mais vendidos pelo restaurante, usando todos os indicadores que podem mostrar para os gestores como trabalhar com cada item do menu com a finalidade de aumentar o lucro. A ferramenta leva em consideração principalmente a flutuação de preços dos insumos usados em restaurantes, como a carne bovina, o feijão, os itens da cesta básica, entre outros produtos.

“O aplicativo dá sugestões sobre o que fazer com cada item do cardápio, levando todas as variáveis em consideração e realizando cálculos muito precisos, algo essencial para os gestores de restaurantes”, explica Schmidt.

Projeções para o futuro do negócio  

Para usar o aplicativo SizeUP, os estabelecimentos só precisam importar todos os dados do cardápio para a plataforma. Em seguida, o app indica quais produtos estão contribuindo, ou não, para a lucratividade do negócio.

A tecnologia de inteligência artificial do aplicativo oferece sugestões sobre os pratos que precisam ser promovidos e mudanças que tenham o potencial de deixar o cardápio mais rentável. A solução monitora preços de ingredientes e envia notificações caso algum prato do menu apresente perda de rentabilidade.

O app SizeUP oferece ranking de vendas, correção de cardápio, sugestão de preços, cardápio virtual, robô de preços e importação de cupons e notas fiscais. O uso da solução é grátis para projetos sociais.

Para 2021, a empresa projeta um ótimo alcance no número de assinantes mensais, além de novidades no modelo de negócio. “Quem ainda está montando o restaurante e não tem um cardápio pronto também pode contar com a nossa solução. Nós ajudaremos este empreendedor a começar com o pé direito e ter um cardápio muito mais lucrativo”, garante Douglas Schmidt. Para saber mais sobre o aplicativo, basta acessar a página da startup.

Bom Gourmet Stage

O aplicativo foi desenvolvido a partir de ciclos de criação e validação, além de protótipos de alta fidelidade, entrevistas e testes de usabilidade durante o Hack pela Gastronomia, promovido pelo Bom Gourmet. Por causa de seu grande potencial para a atração de usuários e sua proposta inovadora, a startup foi a vencedora da maratona online e é uma das selecionadas do programa de aceleração Bom Gourmet Stage.

Ao todo seis startups participam da aceleração com mentoria e mídia. Por fim o Bom Gourmet promoverá uma rodada de negócios para atrair investidores, em março. A Gold Food Service; Jasmine; Connecty Pay; Compagas; Ouro Fino; e Paganini patrocinam o Bom Gourmet Stage.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]