Bebidas

Cardápio

Por que o McDonald’s não vende cerveja no Brasil como nos EUA e na Europa?

Apesar de ser um dos maiores consumidores de cerveja do mundo, o Brasil não está nos planos da rede para vender a bebida

por Guilherme Grandi Publicado em 24/06/2019 às 09h
Compartilhe

Quem costuma viajar para alguns países da América do Norte, Europa e Ásia já percebeu que as lanchonetes do McDonald’s têm um item diferente dos cardápios brasileiros: a cerveja. Por aqui, são oferecidos apenas sucos e refrigerantes, enquanto os consumidores de lugares como Estados Unidos, Coreia do Sul, Itália e França podem provar desde rótulos internacionais, como variedades da Amstel, até marcas locais de cada país.

Cerveja McDonald's

Para a rede, o Brasil não é um mercado com potencial de venda de cerveja. Foto: McDonald’s Blog.

E por que o McDonald’s não vende cerveja nas lanchonetes brasileiras, ainda mais levando em consideração o alto consumo da bebida no país (em média 60,4 litros ao ano por pessoa segundo pesquisa da Kirin Holdings com a empresa alemã de estatística Statista)? De acordo com a rede, pesquisas internas apontam que o Brasil não é interessante para este tipo de opção no cardápio – sem esclarecer o exato motivo desta percepção.

Ao Bom Gourmet, o gerente de marketing do McDonald’s no Brasil, João Branco, informou que são avaliados uma série de fatores durante as pesquisas de implantação de novos itens, entre eles os melhores momentos para o lançamento de produtos, os hábitos de consumo locais, a disponibilidade de matéria-prima e a expectativa de vendas.

“Somos uma marca orientada ao nosso cliente e avaliamos continuamente novas formas de surpreendê-los. Nesse sentido temos trazido novidades em termos de sabor por meio dos sanduíches, sobremesas e bebidas. No caso de bebidas alcoólicas, não temos no momento previsão de inclui-las no nosso cardápio”, explicou através de uma nota à reportagem.

>> Leia também: Nestlé e Burger King investem em hambúrguer vegetariano com sabor de carne

É o mesmo que ocorre com as lojas do McDonald’s no Reino Unido, por exemplo, onde o consumo de cerveja também é alto – semelhante ao Brasil. Na página da marca, a explicação é de que “embora vários mercados europeus do McDonald’s sirvam bebidas alcoólicas como parte de seu cardápio, não é algo que se encaixa no foco familiar de nossos restaurantes no Reino Unido. Também não há grande demanda por parte dos clientes”.

Com limites

McDonald's Espanha

Na Espanha, por exemplo, o McDonald’s só vende cerveja dentro dos combos oferecidos. Foto: reprodução/Facebook.

Mas se engana quem pensa que o McDonald’s vende cerveja à vontade (no formato refil) como refrigerantes. Cada operação da marca impõe um limite de consumo, muitas vezes restrito a um copo por cliente ou por sanduíche vendido.

Segundo a rede, a venda de cerveja varia de um país para o outro dependendo da demanda. Nos Estados Unidos, por exemplo, a bebida pode ser consumida com o Big Mac em algumas lojas, enquanto os sul-coreanos têm direito a um copo para cada hambúrguer consumido.

>> Leia também: 4 cervejas clássicas que você não pode deixar de beber

Já na Espanha, a cerveja local Mahou é vendida apenas em combos com sanduíche e acompanhamentos. Na Bélgica, outro país com alto consumo, a bebida da marca Jupiler segue na mesma linha.

Ainda de acordo com o McDonald’s, outros países como a Alemanha, França, Grécia, Portugal, Áustria, República Tcheca, Suécia, Lituânia, Sérvia, Holanda, Itália e Suíça também oferecem bebidas alcoólicas em seus cardápios, como as marcas McBeer, Amstel e rótulos locais.

Cardápios variados

Além das cervejas, os cardápios do McDonald’s também variam de um país para o outro com opções curiosas dependendo da região. Nas Filipinas, por exemplo, as lanchonetes oferecem um prato de McSpaghetti com frango frito, enquanto as do Japão servem uma mistura de ervas marinhas na batata frita.

Já na Rússia, são servidas porções de camarões empanados acompanhados de molho rosé. Há também o Panini Toscano com dois bifes grelhados, tomate, rúcula e cebola no pão pita com ervas. E na Índia, as lojas das regiões oeste e sul do país oferecem pratos mais completos, como o “Spicy rice bowl”, com arroz temperado, milho, cenoura e ervilhas junto de molho picante e tiras de frango empanado.

E no Brasil, a rede afirma que o McFlurry de Ovomaltine é uma exclusividade do país e de lojas da Suíça. Foi por aqui também que começou a venda do Cheddar McMelt antes da expansão para outros países da América Latina.

Veja também:

Compartilhe

8 recomendações para você