Pessoas

Cozinha regional

Chef de Roma cria curso de gastronomia italiana em Curitiba

Enzo Ambrosetti vai ensinar panificação, pizza e confeitaria das regiões como Piemonte, Lombardia, Vêneto, Toscana e Liguria

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 13/10/2016 às 11h
Compartilhe

A gastronomia italiana não se resume à lasanha e algumas massas. Para aumentar o repertório de pratos italianos conhecidos por nós, o chef de Roma Enzo Ambrosetti, que está no Brasil desde 2008, abriu em Curitiba a Egea — Escola de Gastronomia Enzo Ambrosetti com cursos de gastronomia para amadores. E um dos primeiros cursos é justamente uma especialização sobre a culinária regional da Itália. O chef adianta ainda que daqui a dois meses vai abrir uma loja que irá vender produtos artesanais produzidos na escola, como pães.

Esse primeiro curso é composto por módulos de um mês, no total de cinco. O chef, que  é graduado em Gastronomia pelo Instituto Profissional de Hotelaria de Fiuggi Terme na Itália e especializado em Culinária Regional e Confeitaria pelo Instituto de Hotelaria Maggia, na Suíça, explica que a cada semana é explorada uma região, com a preparação de entradas, pastas, carnes e peixes e pães e doces.

Chef Enzo está no Brasil desde 2008; é professor e consultor de restaurantes. Foto: Lineu Filho/arquivo Gazeta do Povo.

O curso completo dura cinco meses – ou 20 regiões apresentadas —, mas é possível fazer apenas um módulo ou outro. Entre as regiões, Piemonte, Lombardia, Vêneto, Toscana e Liguria. As aulas, que já começaram, são dadas de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 22h30 e custam R$ 1.600 (o módulo de um mês). “Os alunos colocam a mão na massa. Esse é o único jeito de aprender”, diz.

Para demonstrar a riqueza desta culinária, Enzo cita pratos como o nhoque de pão de centeio, a terrina de berinjela e um prato de couve-flor com anchovas e farinha de parmesão. “Muitas pessoas não conhecem (esses pratos). Não é apenas lasanha. Tem pratos bem diferentes”, explica.

Gravação Bom Gourmet na fabrica co Chef Enzo Ambrosetti .Lulas em creme quente de batatas e maçãs,Medalhões de vitela com tomate cereja e berinjelas,Massa folhada com figos e caramelo de laranja

Lulas em creme quente de batatas e maçãs. Foto:Lineu Filho/arquivo Gazeta do Povo

>>> Aprenda a fazer massas e molhos clássicos italianos

>>> Lojas que vendem massas prontas em Curitiba

>>> Veja a receita do talharim carbonara do Masterchef Profissionais

 

Gravação Bom Gourmet na fabrica co Chef Enzo Ambrosetti .Lulas em creme quente de batatas e maçãs,Medalhões de vitela com tomate cereja e berinjelas,Massa folhada com figos e caramelo de laranja

Massa folhada com figos e caramelo de laranja. Foto:Lineu Filho/arquivo Gazeta do Povo

Enzo conta que a cada dois meses um chef virá da Itália para participar das aulas. O chef ainda vai contar com participações dos chefs Andrea Toscani, italiano que mora em Curitiba há nove anos, e o espanhol José Serra Mass, que possui 35 anos de experiência em cozinha internacional.

Nos próximos dias 14, 15 e 16, a escola vai ministrar o curso de panificação e pizza clássica. São vários tipos de pães, como os de Genzano e Altamura, que inclusive têm denominação de origem protegida. Nos dias 22, 23 e 24 será o de confeitaria seca. “A confeitaria italiana é sensacional. Não tem muito açúcar”, explica.

Serviço
Rua Vereador Washington Mansur, 312, Ahú – (41) 9846-6036.

Compartilhe

8 recomendações para você