• Carregando...
Chegou a hora das carnes brancas. Participe!
| Foto:
Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Na etapa de massas e risotos, os leitores Angelica Vieira da Silva Berton­cello Souza e Abel da Silva Luiz se classificaram para a final do concurso Desafio do Chef 2012, superando mais de 200 receitas inscritas. A disputa para a escolha dos dois finalistas foi realizada no dia 10 de abril, com cinco concorrentes pré-selecionados entre o total de inscritos. Eles executaram as receitas para o chef italiano Enzo Ambrosetti. No rosto de cada um, era perceptível o nervosismo – sentimento que foi determinante para a finalização adequada dos pratos.

Angelica, que é microbiologista e tem 30 anos, surpreendeu o chef pela combinação dos temperos do fettuccine aromático ao molho de camarão e pimenta rosa. A participante chegou a executar um prato de carne ver­melha na edição 2011, mas não ficou entre as finalistas. “Este ano resolvi participar com o que mais gosto de fazer, que é massa”, conta.

Já Abel Luiz, que é inspetor escolar e tem 25 anos, preparou, pela primeira vez, o conchiglioni de camarão cremoso. “Pensei na receita no último dia de ins­­­­crição e ainda não havia testado”, con­­fessa ele, que adora cozinhar.

Segunda etapa

A partir de hoje começam as inscrições para a próxima etapa: carnes brancas, como aves, peixes e frutos do mar. Você deve inscrever sua receita pelo site do Bom Gourmet.

Quem escolherá os finalistas é Marcelo Amaral, professor do Centro Europeu e chef do restaurante Lagun­dri. Ele garante que a criatividade é importante. “Quero que os leitores me surpreendam e que trabalhem com ingredientes que já conheçam. Isso ajuda muito”, diz. Se­­gundo ele, a principal dica para o preparo de carnes brancas é o ponto de cocção. “Uma ave está crua se ficar rosada por dentro”, orienta.

As inscrições são abertas a todos os leitores, com exceção dos cozinheiros profissionais, e vão até o dia 29 de abril. Dessa etapa sairão mais dois finalistas para a final, em agosto. O grande vencedor receberá como prêmio o seu peso em vinhos, oferecido pela importadora Porto a Porto, e o curso de chef de cui­­­­sine e restaurateur do Centro Euro­­peu, em Curitiba. O Bom Gour­met ain­da prepara uma premiação especial que em breve será divulgada.

Dicas

Ao longo da semana, no site do Bom Gourmet, o chef Marcelo Amaral dará dicas de como preparar e incrementar carnes brancas e frutos do mar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]