Pessoas

Coentro e endro decidiram quem saiu do MasterChef

Intensa pressão por causa do escasso tempo e pequenos detalhes marcaram o episódio desta terça-feira (19)

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 20/07/2016 às 19h
Compartilhe

O que você faz em 10 minutos? Prepara um café? Frita um ovo? E que tal um prato com as sofisticadas vieiras sem mise en place e sem pré-preparo? Pois, foi nesse clima de intensa pressão – que vive a maior parte dos chefs na realidade (esqueça o glamour) – que se deu a prova dessa terça-feira (dia 19) do MasterChef. E foi um detalhe, mas que faz muita gente torcer o nariz, que eliminou a cozinheira Paula – o sabor do coentro que ela usou junto com o molusco e que o tirou do protagonismo do prato. Por sua vez, o dill (também chamado de endro) combinou com a acidez da preparação de Lee, que escapou por pouco da eliminação.

Mas, antes da prova de apenas 10 minutos, os participantes prepararam pratos com 20 minutos (salmão) e 15 minutos (um filé mignon). A medida que os pratos iam se destacando, os cozinheiros subiam ao mezanino, quando restaram apenas Paula e Lee para a prova final.

No prato com salmão, Raquel, que preparou o peixe ao molho de vinho branco com pupunha grelhada, e Bruna, que fez o peixe acompanhado de um molho de vinho do Porto e frutas vermelhas, foram as melhores. Em seguida, com 15 minutos, Paula preparou o filé na manteiga e o serviu com mandioquinha palito e molho com mel. Leo fez a carne ao molho poivre com aspargo salteado e Lee fez o mignon com um molho de vinho e alho poró com abobrinha e tomate cereja. Quem subiu ao mezanino foi Leo.

masterchef-reality-gastronomia

Na prova de eliminação, Leo prepara sashimi de salmão com raspas de limão com molho ponzu.

 

LEIA MAIS
>>> Consumo de ostra, marisco e vieiras estão liberados no litoral do Paraná

>>> Prepare um salmão com molho de laranja kinkan

>>> Saiba como usar azeite extra-virgem com tomate

 

masterchef-reality-gastronomia

Na caixa misteriosa, participantes tiveram que escolher entre três tipos de azeite.

Antes da prova de eliminação, os participantes passaram pela prova da caixa misteriosa, que trouxe três tipos de azeite de oliva, além de sal e pimenta. A receita era livre e eles tinham 1h30 para preparar os pratos. Mas, como se trata de Masterchef, a cada ingrediente que eles pegavam no mercado, eram subtraídos 5 minutos do prazo da prova e cada um podia pegar uma única proteína.

Quem se destacou foi Luriana, que fez costelinha de tambaqui com homus e abobrinha grelhada e Fábio que preparou um robalo no vapor sobre azeite de ervas e erva doce (ver receita abaixo). Quem recebeu fortes críticas foi Paula que apresentou um ravioli de batata doce com coco ao molho de azeite com cominho.

masterchef-reality-gastronomia

Robalo ao vapor com erva doce

Ingredientes
1,2 kg de sal grosso
4 talos de erva doce
1 posta de robalo
Sementes de erva doce
Coentro seco
Azeite
Ervas
Alho

Modo de preparo
Tempere o sal grosso com ervas secas, como a erva doce e o coentro, e azeite. Umedeça o sal grosso com água morna (de preferência). Faça uma cama com o sal grosso na chapa.
Coloque a posta de peixe na cama de sal grosso, com a pele volta para cima. Tampe como puder. Deixe a carne cozinhar no vapor por aproximadamente 15 minutos.
Passe os talos de erva doce na mandolina, para ela ficar bem fininha e crocante. Sirva crua no prato. Faça um azeite de ervas batendo as ervas na faca e misture no azeite com um pouco de alho confitado. Monte o prato colocando a erva doce por baixo e o peixe por cima. Finalize com o azeite de ervas.

Tempo de preparo
55 minutos

Compartilhe

8 recomendações para você