Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Duvel. Foto: Divulgação
Duvel. Foto: Divulgação| Foto:

Datas comemorativas pedem festa. E festa pede boa cozinha. Nada como comer e beber bem junto aos familiares e amigos. Independente das crenças pessoais e religiosas de cada um, não se pode perder uma oportunidade como a Páscoa para confraternizar.

A tradicional bebida aqui é o vinho, mas a cerveja também pode fazer ótimo par com as comidas típicas dessa época. Além de versátil, em razão da grande variedade de estilos, a carbonatação e o álcool ajudam no corte de sabores e da sensação de gordura, deixando a boca preparada para uma nova e deliciosa garfada como se fosse a primeira.

Se o espírito do encontro for do tipo mais tradicional, à mesa com certeza haverá o bacalhau. Nesse caso, procure cervejas leves, porém que tenham intensidade que se equipem ao peixe. Como regra geral, são bebidas de caráter maltado, tendendo ao doce, o que contrasta com o gosto levemente salgado do alimento.

A parti daí, a combinação varia conforme a receita. Um bacalhau com natas, por exemplo, assim como outros preparos mais gordurosos, vão muito bem com uma Belgian Strong Golden Ale, como a Duvel, que corta a sensação de gordura com álcool e gás carbônico. Preparos mais neutros, como postas ou ao forno com batatas, pedem cervejas mais sutis. Uma Witbier, como a Wäls Witte, pode além de tudo adicionar citricidade à combinação. Já uma bacalhoada pode ficar perfeita com uma boa Weizenbier, como a Erdinger.

Menos tradicional, porém ainda bem comportado, é o almoço com carnes vermelhas assadas ao forno. Esse tipo de preparo gera uma caramelização do alimento, que vai bem com cervejas que lembrem caramelo e toffee. Experimente com uma boa Bock. Já o cordeiro, com sabor mais acentuado e adocicado, pede algo mais potente. Experimente com a Paulaner Salvator, do estilo Doppelbock – tipo de cerveja criada pelos monges há muitos anos justamente para a época da quaresma.

E se a informalidade for a tônica, o almoço provavelmente será uma belo churrasco. Ele pode ser acompanhado de maneira mais descontraída por vários tipos de cerveja. No entanto, no quesito sabor, uma das melhores combinações que já provei é com as tradicionais cervejas pretas alemãs, ou em outras palavras, o estilo Schwarzbier. Experimente com a Eisenbahn Dunkel e tenha uma divertida e saborosa festa.

 

Wäls Witte Cervejaria: Wäls Tipo de cerveja: Witbier Origem: Brasil Veja mais
Erdinger Hefe-Weizen Cervejaria: Erdinger Tipo de cerveja: Weissbier Origem: Alemanha Veja mais
Paulaner Salvator Cervejaria: Paulaner Tipo de cerveja: Outro Origem: Alemanha Veja mais
Duvel Cervejaria: Duvel Moortgat Brewery Tipo de cerveja: Ale Origem: Bélgica Veja mais
Eisenbahn Dunkel Cervejaria: Eisenbahn Tipo de cerveja: Outro Origem: Brasil Veja mais
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]