i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Pitada Brasileira

Da cozinha portuguesa à brasileira

  • PorJosimar Melo
  • 14/08/2014 00:00
Da cozinha portuguesa à brasileira
| Foto: Kiko Ferrite

Leitão à Bairrada

Foto: Marcelo Cabral/Gazeta do Povo
Foto: Marcelo Cabral/Gazeta do Povo

Em matéria de restaurantes portugueses não faltam em São Paulo lugares para comer um bom bacalhau. Mas uma das glórias da mesa lusitana – o leitão à Bairrada – sempre foi mais difícil de encontrar. Até a inauguração do restaurante Rancho Português. Pois neste, se não faltam também pratos de bacalhau, a especialidade é outra, justamente o festejado porco preparado ao forno como na região da Bairrada. Ele só já vale a visita: servido à mesa fatiado e acompanhado por batatas, com a pele fina e crocante, é assado lentamente com temperos simples, mas supervisionado por um “chef-leitoeiro” trazido das terras lusitanas (de onde também vieram os fornos especiais).

Onde: Av. dos Bandeirantes, 1.051, Vila Olímpia, São Paulo – (11) 2639-2077.  Funcionamento: de segunda a sábado para almoço e jantar; domingo, só almoço. www.ranchoportugues.com.br.

 ***

Tom brasileiro

Um dos primeiros restaurantes de São Paulo a oferecer pratos de cozinha regional brasileira revisitados, com tom autoral, o Bananeira passou por uma reforma em seu espaço, e ganhou um  novo menu. O ambiente tem agora um bar com um grande balcão de jaqueira e grandes toras de eucalipto com até 8 metros de altura, além de um terraço com lareira. No menu, o chef Maurício Ganzarolli introduziu criações como o carré suíno com farofinha de milho; o baião de três com feijão-de-corda , carne-seca e queijo coalho; e como sobremesa, a tarte tatin de banana com sorvete de fava de baunilha.

Onde: Rua Marechal Hastimphilo de Moura, 417, Morumbi, São Paulo – (11) 3542-4630 e 3502-4635. Funcionamento: de terça a sexta, jantar; sábado, almoço e jantar; domingo só almoço. www.bananeiramorumbi.com.br

 ***

Clima de inverno

Foto: Kiko Ferrite/Gazeta do Povo
Foto: Kiko Ferrite/Gazeta do Povo| Kiko Ferrite

Já normalmente caloroso – por seu ambiente e bistrô, e até mesmo pelos preços camaradas – o restaurante paulistano TonTon segue a tendência comum a vários restaurantes da cidade, de preparar um menu especial para os dias de inverno. Para a estação o chef Gustavo Rozzino introduziu algumas sopas, como de hábito, mas também outros pratos reconfortantes e fumegantes que nessa época passam a frequentar com mais constância as sugestões do dia.

Estão entre eles a sopa de berinjela, servida en croûte; a de cebola com torrada, gratinada; dois pratos de peixe (bobó de camarão e pescada-cambucu com arroz negro, quiabo sauté e beurre blanc); e mais um de carne, o sunday roast, servido somente aos domingos (carne assada com legumes, Yorkshire pudding e molho de carne).

Onde: Rua Caconde, 132, Jardim Paulista, São Paulo – (11) 2597-6168. Atende de terça a sábado para almoço e jantar; domingo, só almoço. www.tontonsp.com.br

***

Josimar Melo é jornalista, crítico gastronômico e diretor do site Basilico.

josimar@basilico.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.