Colunistas

Baixa Gastronomia

Comida árabe que vale uma peregrinação

por Rafael Martins e Guilherme Caldas Publicado em 12/06/2014 às 12h
Compartilhe
Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo

Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo

Os vários anos no Brasil ainda não tiraram o sotaque carregado do sírio Tony Ibrahim. Também não o fizeram abrir mão de suas convicções gastronômicas: “Ou se faz como deve ser feito ou é melhor nem fazer”. Quem acompanha as andanças da Equipe Baixa Gastronomia (EBG) sabe que temos alergia a qualquer coisa que se refira a shopping center mas, neste caso, temos que dar o braço a torcer. Com tantas excelentes opções, arriscamos dizer que a cozinha árabe do Sahara, localizado no piso superior do Shopping Itália, no centro de Curitiba, está entre as melhores da cidade. Funcionando há mais de uma década, o bufê a quilo servido no almoço, comandado por Tony e por sua esposa Salam, também síria, traz os clássicos dessa culinária tão difundida em Curitiba – quibe cru e assado, kafta, tabule, tripas de carneiro recheados, esfihas, homus, pasta de berinjela. O segredo está no tempero e na fidelidade às receitas originais da terra natal, honrando os dizeres da placa do Sahara: “A verdadeira comida árabe”. Convidamos o distinto leitor, a cara leitora, a visitar o restaurante e comprovar. E, quem sabe, a concordar que os sabores do Sahara bem valem uma ida a um shopping.

Onde: Shopping Itália (Avenida Marechal Deodoro, 630, piso Veneza, loja, 82) – (41) 3015 5637.

Atende: Almoço de segunda a sábado das 11h30 às 15h30 Pastas, tabules, quibe cru e salgados árabes das 9 às 19 horas.

 

Orgânico e saboroso

Já que vais ao Shopping Itália, aproveite para tomar um café no Terra Verdi. A casa serve apenas cafés orgânicos. O original Sul de Minas é nosso preferido, e também pode ser levado para casa em grãos ou moído. Hermeto Paschoal, que tem namorada na cidade, é fã do lugar – fez questão de escrever a partitura de uma composição sua numa das paredes do café.

Onde: Shopping Itália (loja 66) – (41) 3324- 8437. www.terraverdi.com.br

Falando em verdadeira comida árabe…

Lembramos que Curitiba possui um açougue Halal – termo que designa tudo que é permitido segundo as crenças islâmicas e não se limita apenas à comida (e, sim, sabemos que nem todo árabe é muçulmano e nem todo muçulmano é árabe). O abate dos animais é feito pelo libanês Ali, seguindo o Dhabihah, regras de abate para os animais permitidos, com exceção de peixes. O açougue funciona com a lanchonete e você não precisa nem ser muçulmano para visitar o B’rimos e provar um dos melhores shawarmas da cidade.

Onde: Av. Presidente Faria, 259 – (41) 3045-3496. Segunda a sábado, das 9 às 20 horas.

 

***

Rafael Martins, jornalista e guitarrista de bandas como Wandula e Cacique Revenge.

rafaelmmartins@gmail.com

Guilherme Caldas, um quadrinista que trabalha com publicidade sem ser publicitário.

guilherme@candyland.com.br

Compartilhe

8 recomendações para você