Bebidas

Técnica

Como medir uma dose de bebida usando apenas uma xícara ou copo

Bartender explica que não é preciso ter todos os apetrechos de bar em casa para fazer um drink corretamente

por Guilherme Grandi Publicado em 28/02/2019 às 19h
Compartilhe

Preparar um drink em casa é mais fácil do que parece. Não é preciso ter todos aqueles apetrechos de bar — como dosadores e colheres usados pelos bartenders. Basta apenas uma xícara de cafezinho, um copo tradicional ou uma simples tampinha de xarope para fazer uma gim tônica, caipirinha ou negroni de modo equilibrado.

O dosador pode ser substituído por uma xícara pequena de café ou um copo tradicional. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

O dosador pode ser substituído por uma xícara pequena de café ou um copo tradicional. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Quando alguém pensa em preparar um drink em casa geralmente esbarra na quantidade ideal de destilado, já que uma dose “mal dosada” pode deixar o coquetel sem sabor ou alcoólico demais. E comprar todos aqueles objetos de preparo que a gente vê no bar pode ser um investimento que, depois de um tempo, vai acabar acumulando poeira no fundo do armário.

Romero Brito, consultor e bartender do bar Gin Time, conta que medir uma dose de destinado em casa é muito prático. Não tem segredos, basta abrir o armário e usar utensílios do dia a dia. “Você não precisa ir num bar fazer uma gin tônica, pode fazer com tudo o que tem em casa, como uma xícara de café, um copo, e até mesmo uma tampinha de xarope”, brinca o bartender.

Aproveite e aprenda a fazer 4 drinks fáceis para o Carnaval, um deles servido no saquinho.

Copo ou xícara?

Romero Brito explica que a dose padrão de qualquer destilado como gim, vodca, saquê, uísque, cachaça, entre outros, é de 50 ml. Em um copo comum de água de 300 ml, a dose será o equivalente a dois dedos da bebida.

“Isso vale também para o copo de ‘long drink’, aquele mais alto. É só colocar os dois dedos do lado de fora acima da base, ou seja, onde começa a ser armazenada a bebida, e ir despejando-a”, explica Romero Brito.

>> Leia também: Por que este whiksky custa mais de R$ 5 milhões?

Também é possível medir a dose com uma xícara de café daquelas usadas para o cafezinho brasileiro, o popular ‘pingado’. Ela equivale a uma dose inteira de 50 ml. Já a dose em uma xícara de chá padrão equivale a apenas um dedo de bebida.

Outros utensílios

O bartender explica que dá para dosar o destilado usando ainda outros utensílios simples e comuns, como uma tampinha de xarope ou uma concha de sopa. “Eu mesmo já recomendei para vários clientes que me perguntam”, conta Romero Brito.

A tampinha de xarope, por exemplo, tem em média 20 ml. Para medir a dose padrão de 50 ml basta colocar duas tampinhas e meia.

>> Leia também: Estes utensílios vão te ajudar a preparar bons drinks e ainda deixar a mesa bem arrumada

Já a concha de sopa demanda um pouco mais de atenção e é menos precisa. Romero explica que a dose é medida colocando a bebida no fundo da concha formando como se fosse uma piscininha.

“Não é para encher a concha, é só para cobrir um pouco o fundo. Isso dá em torno de 60 ml, é uma quantidade de álcool agradável para uma gin tônica, ou uma caipirinha”, completa o bartender.

Veja como fazer em casa uma gim tônica usando as dicas dadas pelo bartender.

Compartilhe

8 recomendações para você