Eventos

Confeitaria

Gosta de biscoitos decorados? Curitiba terá concurso brasileiro em setembro

Competição será realizada nos dias 21 e 22 de setembro e faz parte do Congresso Brasileiro de Biscoitos Decorados

por Roberta Braga, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 21/08/2018 às 16h
Compartilhe

Doceiras de todo o país irão se reunir em Curitiba, nos dias 21 e 22 de setembro para participar do 2º Congresso Brasileiro de Biscoitos Decorados. Com o aumento do número de pequenos empreendedores no setor de confeitaria, cerca de 4 mil apaixonados pela arte da confeitaria artística são esperados no evento – o dobro da primeira edição, em 2017.

Cerca de 20 cursos e aulas-show, a segunda edição do concurso do melhor biscoito decorado e a  maior maquete de biscoito decorado do Brasil estão entre as atrações do evento, que será realizado no Hotel Four Points by Sheraton, no bairro Batel, em Curitiba.

Outra atração paralela ao congresso, e que acontece no sábado (22), é a a Feira Cookie, que tem entrada livre e gratuita. A feira terá mais de 20 expositores que trarão as grandes novidades do segmento de bolachas.

Biscoito vencedor do concurso de 2017. Tema: Natal. Foto: Divulgação

Entre as aulas que serão ministradas durante o congresso estão temas como: caligrafia no glacê, transcrição de desenhos, guirlanda de biscoito, decoração com pasta americana, decoração clássica, apliques em glacê, vitral, pintura one stroke e biscoitos 3D. Além disso, os participantes poderão conferir uma palestra com Rick Zavala, campeão da Batalha dos Confeiteiros Brasil 2015, além de apresentações de cases de sucesso. As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo site.

Concurso e maquete de pontos turísticos de Curitiba

Os participantes do congresso podem se inscrever para participar do concurso do melhor biscoito decorado do Brasil. O regulamento pode ser consultado pelo site do evento e as inscrições são recebidas até o dia 9 de setembro. Os biscoitos serão avaliados por quatro jurados da área – Chico Zineck, Rick Zavala, Mariana Meirelles e mais um convidado – seguindo os critérios de domínio de técnicas, dificuldade das técnicas, criatividade, harmonia do conjunto, acabamento e impacto visual. Serão três categorias: Infantil, Natal  e 3D. Em 2017, foram 20 inscritos e o vencedor foi de Curitiba

Outra novidade desse ano, organizada pelo evento, é a maior maquete de biscoito decorado do Brasil, que terá a dimensão de 2 x 1,60 m e estará em exposição a partir do dia 12 de setembro até o final do congresso, no setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba. A maquete reproduzirá 10 pontos turísticos da cidade, como o próprio Mercado Municipal, o Jardim Botânico, o Relógio das Flores e o MON – Museu Oscar Niemeyer.

O projeto é colaborativo e está sendo coordenado pelas confeiteiras Ana Luiza Stengler e Sigrid Bollmann. “São participantes do congresso de todo o país, cada um é livre para fazer sua parte de acordo com seu estilo e com a técnica que achar mais apropriada”, conta Ana. A maquete será toda feita em biscoito com pasta americana e glacê real e pode ser finalizada com tinta comestível.

LEIA TAMBÉM:

Conheça os encantadores biscoitos artesanais alemães de fábrica de Santa Catarina

Para presentear: aprenda a fazer bolachas de melaço decoradas

Bolacha ou biscoito? Veja receitas dos dois preparos

 

Compartilhe

8 recomendações para você