Eventos

Curitiba sedia Congresso da Boa Lembrança

Paralelo ao congresso, será realizado um Jantar com a dupla e membros da entidade no Paraná no dia 17 de setembro

por Gazeta do Povo Publicado em 02/09/2016 às 11h
Compartilhe

Pela primeira vez, Curitiba será sede do Congresso dos Restaurantes da Boa Lembrança, realizado entre os dias 16 e 18 de setembro. O encontro, somente para convidados, é anual e reúne os associados para discutir perspectivas do setor e assuntos internos da associação, como novas adesões. Paralelamente, chefs membros da entidade se reúnem para preparar um jantar único em que é possível conhecer o trabalho de cada um deles. O jantar será no dia 17 de setembro e vai contar com sete grandes nomes da gastronomia brasileira como Tereza Paim (Casa de Tereza – BA) e Mônica Rangel (Gosto com Gosto – Resende no Rio de Janeiro).

>>> 3ª temporada da série Chef’s Table estreia sexta (2) com quatro franceses

>>> Claude é o melhor chef pelo ‘conjunto da obra’ na América Latina

O jantar comemorativo em Curitiba será das 20 às 23h no Buffet Nova Curitiba (Rua Paulo Gorski, 510, Mossunguê) e o ingresso custa R$ 200 à venda nos restaurantes Cantina do Délio, Chalet Suisse, Girassol, Sel et Sucre e Quintana e também pelo Samaritan’s Feet. Quem assina o cardápio são os chefs participantes da entidade Rosane Radecki, do restaurante Girassol, em Palmeira; Kika Marder, do Sel et Sucre Bistro; Arthur Saredi, do Chalet Suisse; a baiana Tereza Paim; a paulista Mônica Rangel e os pernambucanos Auricélio Romão e Cesar Santos. Como anfitriões, além deles, estão também as chefs Gabriela Carvalho, do Quintana; e Délio Canabrava, da Cantina do Délio.

O jantar terá como lembrança um prato pintado à mão com referências a Curitiba e ao encontro. A Associação da Boa Lembrança, fundada em 1994, reúne restaurantes de todo o Brasil que prezam pela excelência e qualidade no serviço, promovendo a diversidade da gastronomia brasileira e o associativismo. As pessoas que pedem um prato símbolo da iniciativa em um dos restaurantes membro ganham o Prato da Boa Lembrança, uma peça decorativa de cerâmica pintada à mão que leva o nome do restaurante e do prato exclusivo desenvolvido para a associação.

 

Prato da Boa Lembrança exclusivo para o congresso em Curitiba. Foto: Divulgação

Prato da Boa Lembrança exclusivo para o congresso em Curitiba. Foto: Divulgação

Esta é a 21ª edição do Congresso dos Restaurantes da Boa Lembrança. “É sempre um rodízio, todo ano alguém se candidata. Agora que o Paraná tem cinco restaurantes associados, pudemos pleitear no ano passado Curitiba como sede”, explica Celso Freire, vice-presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, chef e proprietário do Espaço Celso Freire de Gastronomia. A expectativa da organização é que cerca de 70 representantes venham a Curitiba.

A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança foi criada em 1994 no Rio de Janeiro e atualmente tem 98 associados. Os primeiros associados do Paraná à instituição foram a Cantina do Délio e o restaurante Quintana, ambos com quatro pratos. Atualmente, somam-se a eles o Sel et Sucre Bistro, com três pratos; o Chalet Suisse, com dois pratos; e o Restaurante Girassol, com um prato.

Veja o menu completo do jantar harmonizado de sábado, 17 de setembro:

Para começar (chefs Rosane Radecki, Kika Marder e Arthur Saredi)

Mix de canapés: broa de centeio com carne de onça, dadinho de queijo da Canastra com goiabada e amêndoas e mini fondue de queijo
Harmonização: Cava Don Roman Brut Espumante

Entrada (chef Auricélio Romão)

Camarões crocantes ao mar de Noronha
Harmonização: Cava Don Roman Brut Espumante

Primeiro prato (chef Tereza Paim)

Pescada pra Oxum
Harmonização: Vinho branco. Loios 2015 – Alentejo – Portugal

Segundo prato (chef Mônica Rangel)

Carré de porco com couscous de ovinha e molho de caju
Harmonização: Vinho tinto. Marques de Tomares Crianza 2012 – Rioja – Espanha

Sobremesa (chef Cesar Santos)

Coqueiros de Pernambuco: mix de doces artesanais (pudim de coco, bolo de rolo de coco, sorvete de coco com mel de engenho e cocada mole)
Harmonização: Vinho de sobremesa. Madeira Justino’s 3 anos

Compartilhe

8 recomendações para você