Bebidas

Coquetelaria

Bartender curitibano disputa final brasileira de campeonato mundial

Diego Bastos, da Officina Restô Bar, é um dos oito finalistas do concurso Beefeater Mix LDN que será no dia 20 de outubro, em São Paulo

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 03/10/2016 às 17h
Compartilhe
coquetel-diego bastos-concurso

Satis, à base de 12 especiarias infusionadas no gin, criado por Diego Bastos. Foto: Divulgação

O filme inglês Great Expectations, baseado no homônimo livro de Charles Dickes, foi a inspiração para o coquetel Satis, mistura de gin e especiarias, entre outros ingredientes, criado pelo bartender curitibano Diego Bastos, do Officina Restô Bar. O cocktail competiu na etapa brasileira do Beefeater Mix LDN, campeonato global de mixologia promovido pela marca britânica de gin Beefeater. Graças a esse drink, Bastos se classificou para a final brasileira que será no próximo dia 20, em São Paulo, com a avaliação de uma bancada de jurados de Londres e do Brasil.

Oito bartenders do Brasil vão disputar a final: Fernando Spolaor (Riviera Bar – São Paulo), Luciano Guimarães (Pina Cocktails & Co. – Recife), Matheus Cunha (Casa 92 – São Paulo), Paulo Ravelli (Mori Ohta Sushi – São Paulo), Renato de Castro Tavares (23 Ocean Lounge – Rio de Janeiro), Soraia Simões (Sailor Burguers and Beers – São Paulo) e Thiago Ceccotti (Dub – Belo Horizonte). O vencedor brasileiro disputará a grand finale em Londres. O ganhador vai poder criar uma edição limitada do seu próprio gin, na fábrica da marca.

Na primeira etapa, que contou com 63 bartenders brasileiros, os participantes tiveram que escolher um filme que tivesse sido rodado em Londres e nele se inspirar para criar um drink.

>>> Cocktail do Officina Restô Bar é eleito melhor drink de Curitiba em 2016 

>>> Como a coquetelaria despontou nos últimos anos em Curitiba e no Brasil

>>> The Bootleggers serve café, chopes artesanais e drinks no Mercado Municipal

bartender-diego-bastos-officina-resto-bar

Bartender Diego Bastos (Officina Restô Bar) é um dos finalistas do Beefeater Mix LDN 2016. Foto: Divulgação

Na receita do Satis, ele usou o Beefeater 24, um gin que leva uma infusão de 12 ingredientes, como casca de grapefruit, chá japonês Sencha, amêndoas e sementes de coentro. Para seguir o conceito oriental, junto da bebida ele acrescentou uma redução de vinho rosé com a pimenta sichuan. Ela é importante na culinária chinesa e, segundo ele, tem uma nota acentuada e causa uma leve dormência. Além disso, ele usou clara de ovo em pó diluída em água por ter menos aroma, ser menos aerada e demorar mais para baixar a espuma, além de outros ingredientes.

No dia 20, ele irá terá cerca de oito minutos para fazer o coquetel e apresentá-lo, inclusive falando da relação do drink com o filme. Serão avaliadas a parte técnica, criativa e harmonia do coquetel. Com duas finais no World Class Competition na bagagem, ele diz que está confiante.

Quem ficou com vontade de provar o cocktail, infelizmente terá que esperar o fim da competição quando a bebida será incluída na carta do Officina Restô Bar.

Compartilhe

8 recomendações para você