Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Tal Lugar
| Foto: Bigstock

O que te tira de casa pra poder ir a algum lugar pra comer? É a indicação imperdível que alguém fez? Uma receita muito saborosa ou que tenha um vínculo afetivo ou até mesmo que traga memórias da infância? Ou o que te tira de casa são as pessoas que te recebem nos lugares? E, afinal, o que pra você é o tal lugar que te oferece a melhor experiência de receptividade e boa comida?

Descobrir e apontar quais são os melhores endereços para se ter uma experiência gastronômica é o objetivo da plataforma Tal Lugar, que estreia nesta segunda-feira (18) no tallugar.com.br Depois de um período com restrições impostas pela pandemia do coronavírus, que dificultaram e muito a existência da vida gastronômica, o novo produto começa em um momento ideal para conectar as pessoas e as experiências plurais e gastronômicas nas principais cidades brasileiras. E a estreia é em Belo Horizonte, que, além de nacionalmente batizada como a capital dos botecos no Brasil, que foi reconhecida, em 2019, como a Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

A plataforma reunirá em um único lugar, via celular e desktop, os melhores programas e atrações que unem boa comida e entretenimento - um mapa para turistas e moradores aproveitarem o melhor de cada cidade do Brasil.

Vale ressaltar que, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), no ranking dos motivos que fazem os turistas viajarem para o mundo, a gastronomia encontra-se em terceiro lugar. E de acordo com o Ministério do Turismo, esse segmento é o melhor avaliado por turistas estrangeiros no Brasil.

Tal Lugar mostrará de um jeito divertido, e com a cara digital das redes sociais, o que tem de mais gostoso e legal em restaurantes, bares, pizzarias, hamburguerias e outros lugares pelo Brasil afora! Tudo isso, valorizando a riqueza e pluralidade cultural e gastronômica do Brasil.

“Tal Lugar chega para ocupar um espaço não coberto por outros players nacionais, reunindo num só ambiente digital seleções especiais de lugares de diversas cidades. Essas seleções passam por curadoria e um processo transparente, o que resulta em roteiros de credibilidade”, afirma a jornalista especializada em gastronomia e head do Tal Lugar, Deise Campos.

Para identificar esses lugares, os estabelecimentos que farão parte do Tal Lugar passarão por duas etapas de seleção. A primeira pelo público, que indica os restaurantes (sem listas prévias), e depois por comitês de jurados, formados por pessoas que acompanham as movimentações do setor e estão conectadas ao que tem de mais legal e de qualidade nas cidades brasileiras.

Um dos destaques do Tal Lugar é a apresentação dos locais indicados, a forma de o usuário “experimentar” o estabelecimento antes de conhecê-lo presencialmente. Pelo celular e site, os lugares serão mostrados em vídeos, feitos por produtores de conteúdo digital com a linguagem curta e criativa da internet.

Em Belo Horizonte

 Para indicar lugares em Belo Horizonte, clique aqui em <a href="https://tallugar.com.br/">https://tallugar.com.br/</a>
Para indicar lugares em Belo Horizonte, clique aqui em https://tallugar.com.br/

A estreia do Tal Lugar é na cidade mineira mais gastronômica do Brasil e do mundo. Este é o momento que todos os belo-horizontinos são convocados para ajudar a identificar as sugestões desse “Tal Lugar maravilhoso que é Beagá” . Depois de BH, a mesma dinâmica de seleção será levada para outras cidades brasileiras para entrar para o guia do Tal Lugar.

E por que BH?

BH tem muitas características especiais para ser a primeira cidade a ganhar esta seleção. Além de nacionalmente reconhecida como a capital dos botecos no Brasil, foi eleita recentemente como a Cidade Criativa da Gastronomia pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

"O título destaca que a cidade tem as mais ricas e plurais gastronomias do mundo, dos bares à cozinha autoral. É onde há uma efervescência cultural ligada à criatividade e à história alimentar", afirma Deise.

As seleções do Tal Lugar nas cidades brasileiras vão divulgar e impulsionar as iniciativas e estabelecimentos gastronômicos em cada uma delas. Desta forma, as marcas parceiras se posicionam também como apoiadoras da gastronomia nacional.

Em BH, chancelam o projeto do Tal Lugar instituições e empresas que desenvolvem trabalhos para promover a cidade como polo de atração turística com visibilidade nacional e internacional: Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur); Belo Horizonte Surpreendente, a Prefeitura de Belo Horizonte; Cumbucca; Frente da Gastronomia Mineira e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Minas).

Como indicar

Durante 14 dias (de 18/04 a 01/05), o público entra no site tallugar.com.br e dá suas indicações de lugares em BH. Para indicar, basta preencher uma ficha com nome, email e o nome do estabelecimento indicado. Se quiser, o público pode ainda defender seu voto, escrevendo o que faz do indicado ser o “Tal Lugar”.

Os 30 lugares mais indicados serão conhecidos pelo público no fim de maio pela plataforma do Tal Lugar. Em seguida, o comitê de jurados se reúne para debater, votar e destacar o TOP 10, os melhores lugares de BH.

Etapas que serão realizadas em BH:

  • 18 de abril a 01 de maio – público indica pelo site www.tallugar.com.br os estabelecimentos que, para ele, têm a melhor experiência gastronômica da cidade.
  • Maio – fase de divulgação dos 30 mais indicados pelo público. Em seguida, os jurados decidem quem fará parte do TOP 10 e será feita a divulgação.
  • Junho – é só consultar o site do Tal Lugar na hora de escolher aonde ir, montar o roteiro e curtir!

Acompanhe toda a movimentação e as novidades do Tal Lugar pelo Instagram @tallugar.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]