i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Plataforma Curseria

Quer acessar conteúdos gratuitos de chefs como Alex Atala, Henrique Fogaça e Felipe Bronze? Saiba como!

  • Por Gisele Rech
  • 11/01/2021 16:15
Alex Atala terá websérie naCurseria.
Alex Atala terá websérie naCurseria.| Foto: Divulgação/Curseria

O premiado chef de cozinha Alex Atala, que comanda o duas estrelas Michelin D.O.M. e o Dalva & Dito, em São Paulo, vai compartilhar parte do seu vasto conhecimento gastronômico em uma websérie gratuita do site de ensino à distância Curseria. O conteúdo serve de aperitivo para o curso que será ministrado pelo chef a partir do próximo mês, que se une ao time de professores que já fazem parte do quadro da plataforma, como Felipe Bronze, Henrique Fogaça e Rodrigo Oliveira.

Com a promessa de ensinar algumas técnicas rotineiras de Atala, o conteúdo da websérie foi preparado como um menu-degustação, com a liberação do primeiro episódio prevista para 4 de fevereiro, com a "entrada" preparada com dicas para antes de começar a cozinhar. No dia seguinte, é a vez do "acompanhamento", que o aluno poderá escolher entre Facas Afiadas como Nunca ou Redescubra suas Panelas. O "prato principal" vai à mesa no dia 8 de fevereiro, com duas opções: O Frango Assado da sua Avó (só que ainda melhor) ou Receita Secreta: o feijão do D.O.M.

Os interessados em aprofundar os conhecimentos gastronômicos sob a batuta de Atala poderão se inscrever, depois, no curso online Técnicas Profissionais e Comida Brasileira, composto por dez aulas que percorrem sabores e ingredientes nacionais, com ênfase na missão do cozinheiro e na interpretação cultural dos sabores. O valor e as informações completas serão divulgadas no início de fevereiro.

Outro dois chefs renomados também terão webséries gratuitas na plataforma, ainda neste mês. Rodrigo Oliveira, à frente do Mocotó, apresenta Sabores do Sertão, cujo conteúdo começa a ser disponibilizado no dia 21 (quinta-feira). Nos três episódios, que ficam acessíveis até 26 de janeiro, o especialista em cozinha sertaneja vai ensinar a fazer bolinho de mandioca e coco com umburana, tapioca de cuscuz com requeijão artesanal e cartola, um dos doces mais típicos do nordeste. No curso regular, que é pago, Oliveira ensina as raízes e a tradição da cozinha sertaneja, passando pelos ingredientes regionais.

No mesmo dia 21 de janeiro, entra no ar a websérie do apresentador do Masterchef Henrique Fogaça, chef-proprietário dos restaurantes Sal, Cão Veio e Jamile. Intitulada Um Menu de Restaurante na sua Casa, a websérie gratuita com três episódios traz três receitas com entrada, prato principal e sobremesa: costela de porco marinada na cachaça e no melado de cana, panceta à pururuca com purê de abóbora cabotiá e farofa panco com toque de limão siciliano e panna cotta de cumaru com calda de frutas. No curso completo, com o total de 16 aulas, os alunos aprendem deste utensílios como facas e técnicas de corte a receitas, desde os ingredientes até a montagem e apresentação dos pratos.

E-books e guias

Além das webséries, a plataforma Curseria também disponibiliza e-books e guias gratuitos, que permitem conhecer um pouco mais dos chefs antes da decisão de se matricular nos cursos regulares da plataforma. Na lista dos livros digitais estão Gastronomia na Prática: 5 dicas do chef Fogaça, 5 Segredos da Cozinha Sertaneja do Mocotó, assinado por Rodrigo Oliveira, 3 Segredos do Chef Felipe Bronze, 5 Dicas para Preparar um Churrasco de Qualidade, de Rogerio Betti e Como Fazer Sushi em Casa, do premiado Jun Sakamoto, que comanda o uma estrela Michelin batizado com seu nome.

Jun Sakamoto comanda o Jun Sakamoto. Foto: Divulgação/Curseria
Jun Sakamoto comanda o Jun Sakamoto. Foto: Divulgação/Curseria

Sakamoto também disponibiliza na plataforma, de maneira gratuita, um miniguia que traz dicas de como fazer a limpeza dos quatro peixes mais utilizados na gastronomia japonesa. Quem também assina um guia é a chef Isa Akkari, que ensina a fazer doces low carb e sem açúcar. Os dois também são professores dos cursos regulares pagos ofertados pela Curseria.

Na área de gastronomia, a Curseria também tem opção de aulas com Felipe Bronze (Cozinha Contemporânea), Bela Gil (Alimentação Saudável), Isa Akkari (Confeitaria Saudável) e com Rogério Betti, que ministra dois cursos: Hambúrguer Perfeito e Churrasco Perfeito. Mais informações sobre os conteúdos gratuitos e sobre os cursos estão no site do Curseria e no @curseria.

“Estamos sempre em busca de analisar estrategicamente os assuntos que estão entre os mais procurados pelos alunos e isso norteia também a nossa curadoria de cursos. A entrada do Alex Atala em nosso portfólio é muito estratégica para nós, porque ele é um grande chef e vem para reforçar esse grupo de professores de excelência que temos. Sempre dizemos que nossa missão é democratizar o ensino, e que forma melhor do que proporcionar aos nossos alunos o aprendizado com um dos chefs mais respeitados do mundo?”, conta o CEO da Curseria, Danilo Ricchetti.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.