Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Um dos cursos do Ippa em parceria com Rita Faiçal será sobre panetones, visando o Natal.
Um dos cursos do Ippa em parceria com Rita Faiçal será sobre panetones, visando o Natal.| Foto: Joana Kosinka/Unsplash

Com ampla experiência na área de enogastronomia, a consultora gastronômica Rita Faiçal, representante no Brasil do icônico Hotel Ritz, de Paris, está lançando em parceria com o Instituto Profissionalizante Paraná Aliança (Ippa), focado em formação profissional nas áreas de gastronomia e hotelaria, cursos rápidos de formação na área. Há workshops específicos direcionados para datas comemorativas, como o Natal, que iniciam no começo de novembro.

A ideia dos cursos é que o profissional que já atua na área tenha uma "pincelada, um insight para que depois, se ela quiser, possa se aprofundar", diz Rita. E também chegar a um público que não tem tanto tempo e recursos financeiros para se dedicar à uma qualificação mas, que com o curso, poderá aprender técnicas para aplicar rapidamente no dia a dia.

Haverá ainda palestras como a que ocorre na quarta-feira (27), às 19h30, com o especialista em café e mestre de torras Carlos Eduardo da Costa. Na terça (26) e na quinta, (28), é a vez do workshop com o chef Rafael Rocha, sobre massas e molhos, dividido em dois módulos.

Em novembro, a chef Lindu Irineu (no dia 6, das 9h às 13h), leciona aula sobre panetones doces e salgados. No dia 13, a chef também comanda uma aula sobre panificação. Outro curso que ocorrerá em novembro é o "cozinhando sem desperdício", com as chefs Fátima Negres e Romana Pritsch, nos dias 4 e 11 de novembro. Também serão abertas turmas específicas para temas como: ceia natalina, churrasco e técnicas de preparo, risotos, sopas e caldos, entre outros.

Para quem aprecia vivências gastronômicas, no dia 10 de novembro, será possível acompanhar a gastronomia rural "da horta o prato" na ação com a Casa Dobis, em Teixeira Soares, que inclui técnicas de grelha, molhos e caldos, entre outros temas, além de almoço no local e transporte. Informações no site do Ippa.

Cultura e repaginação

Outro desejo da consultora gastronômica (que também é mestre em Letras-Francês) é o de trazer informações culturais sobre gastronomia e vinhos, cuja base vem sobretudo da gastronomia francesa. "Nosso foco é atingir profissionais da área, e também não profissionais, que sejam apaixonados pela enogastronomia. Trazer uma maior cultura para as pessoas do segmento e auxiliar na mudança do perfil gastronômico para estabelecimentos que queiram uma repaginada", explica Rita.

A partir de janeiro de 2022, o Ippa abrirá cursos específicos que englobam a dupla gastronomia e vinho. Um deles é uma aula tradicional ministrada por Rita Faiçal, o "francês na gastronomia", onde ela ensina o básico do vocabulário de língua francesa atrelado à gastronomia, como expressões, nomenclaturas e situações na cozinha.

Haverá ainda cursos de enologia em parceria com a Associação Brasileira de Sommelier Paraná (ABS-PR), que vão englobar desde dicas práticas para garçons (das melhores maneiras de abrir uma garrafa), passando pela harmonização.

Serviço

Os workshops têm preço médio de R$ 250 e podem ser parcelados em até três vezes. Mais informações no site do Ippa ou no Instagram da consultora Rita Faiçal.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]