Eventos

Gastronômade Brasil

Restaurante itinerante passa por Campo Largo no fim de semana com almoço ao ar livre

O almoço será na vinícola Legado e comandado pela chef Gabriela Carvalho. O menu com harmonização custa R$ 329

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 30/03/2017 às 14h
Compartilhe

Um almoço ao ar livre com direito a um tour pelos vinhedos da vinícola Legado, de Campo Largo na Região Metropolitana de Curitiba. Esta é a proposta da etapa Paraná do Gastronômade Brasil, um verdadeiro restaurante itinerante. Quem assina o cardápio desta vez – em cada ano, um chef é escolhido – é Gabriela Carvalho, do Quintana Café. O almoço será realizado no próximo dia 1.° de abril (sábado), às 13 horas. Os ingressos podem ser adquiridos até sexta-feira (31).

O conceito do evento inclui locações inusitadas, refeição em uma grande mesa compartilhada e o uso de ingredientes locais sazonais, seguindo o que prega o movimento slow food.

gastronomade-almoço-Paraná

Prato elaborado pelo chef Ivo Lopes em uma das etapas anteriores. Foto: Divulgação

SAIBA MAIS
>>> Gastronômade 2016 contou com o chef Ivo Lopes

>>> Chef Gabriela Carvalho faz frango com polenta da família

>>> O Brasil não tem que copiar os vinhos europeus

gastronomade-almoço-Paraná

Prato elaborado pela chef Manu Buffara em uma etapa anterior. Foto: Divulgação

A chef Gabriela conta que fez inúmeras visitas à região da vinícola, conhecendo produtores locais e a propriedade. “Usei a uva em diversas versões, a fresca, o mosto e a uva quase desidratada, processo que eleva o teor de açúcar”, explica.

No cardápio de Gabriela, os aperitivos serão queijo fresco D. Razeira, calda e mosto de Merlot Legado, cestinha crocante com porco e milho, pão fermentação natural com azeite e dukah (um tempero egípcio com especiarias e avelãs) e curados de porco Moura da Monte Bello. Eles serão harmonizados com o espumante Flair Brut 2014.

O almoço será composto por salada de sementes e grãos, morangos, ervas frescas e flores da região harmonizada com o vinho Sapienza Rosé 2015; polenta de milho Campo Largo com ragu de cogumelos frescos e crocante de girassol Sfizio Viognier 2015; costela Campagnolo, vegetais orgânicos locais na brasa e chutney de uvas Merlot com vinho Sapienza Cabernet-Merlot 2015 e a sobremesa será uma torta de requeijão caseiro com uvas Merlot quase desidratadas e coulis de caqui harmonizada com espumante Sapienza demi sec.

gastronomade-almoço-Paraná

Cenário da etapa Paraná quando foi realizada na Vinícola Araucária. Foto: Divulgação

No Brasil, primeiro país na América do Sul a receber o Gastronômade, já foram realizadas 56 etapas desde 2012 e outras 12 estão programadas para 2017. A organização do evento informa que os chefs oferecem opções considerando alergias alimentares e menu vegetariano.

Serviço
Gastronômade etapa PR, 1° de abril, às 13 horas. Vinícola Legado, Rodovia Raul Azevedo de Macedo (PR 510) km 7, 5800, Bateias (PR). As inscrições são feitas exclusivamente pelo site

Compartilhe

8 recomendações para você