Produtos & Ingredientes

CHEF 5 ESTRELAS

Para onde viajar e se surpreender com a gastronomia brasileira?

Os chefs eleitos pelo Prêmio Bom Gourmet 2018, da Gazeta do Povo, indicaram lugares no Brasil para viajar e aproveitar bem a gastronomia

por Bom Gourmet Publicado em 13/01/2018 às 17h
Compartilhe

Eva dos Santos

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

“A minha sugestão é conhecer Cajueiro da Praia, no Piauí. Fica a 400 km da capital Teresina. O acesso à região é somente por carro, com direito a uma vista incrível de todo o percurso. Na cidade, é possível se hospedar no Bobz Resort, na Praia da Barrinha. Oferece pratos com ingredientes locais. As sugestões são peixe assado na brasa, caranguejos e ostras frescas, que praticamente são levadas do mar ao prato. Já na praia da Barra Grande tem a La Pizzaria, com massa fina e um sabor incrível da pizza de camarão. Outra sugestão é aproveitar o menu degustação do La Cozinha Bungalow, do chef belga Hervé Witmeur. O restaurante de cozinha criativa e culinária contemporânea produz os próprios alimentos e segue a política eco-friendly.”

Simone Brunelli

 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Um lugar que gosto muito, especialmente no verão, é Florianópolis. Principalmente pois podemos ver que a convivência entre homem e natureza é boa em algumas regiões. Temos muitas praias limpas e nas quais se respeita o meio ambiente. Ao visitar estes pontos, temos um sentimento de paz e quietude, nos quais parece que o tempo não passou. Gosto especialmente dos locais onde a pesca ainda é feita de forma artesanal. Nestes cantos, os sabores do mar prevalecem, com comida simples e ao mesmo tempo particular. Um lugar que gostei foi o Ostradamus, com um trapiche direto na frente do mar, onde você pode comer em meio à natureza e ao balanço das ondas.”

Felipe Miyake

Foto: Bigstock.

Peixe em Belém do Pará. Foto: Bigstock.

“Com certeza minha indicação é Belém do Pará. A riqueza da gastronomia deste lugar, vinda principalmente da Amazônia, é impressionante. A culinária local possui ingredientes únicos, uma Grande variedade de peixes, muitas frutas e sorvetes regionais. A sugestão mais inusitada é degustar açaí com peixe e farinha. Vale a pena!”

Lênin Palhano

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

“Em Jericoacoara as pequenas ostras de mangue vendidas por ambulantes na praia são incríveis. Já passei algumas tardes comendo e tomando cerveja.”

Kika Marder

Salvador, na Bahia. Foto: Pixabay.

Salvador, na Bahia. Foto: Pixabay.

“Bahia! Adoro a comida baiana, deliciosa, rica em sabores, temperos e aromas. A variedade das frutas e receitas me encanta. A Bahia é tão rica que não indicaria um restaurante específico e sim a sua gastronomia como um todo. O mercado municipal de Salvador é um local imperdível, onde se encontra uma variedade enormes de temperos e aprende-se muito sobre a cultura baiana.”

LEIA TAMBÉM:

>> Camarão consumido em Santa Catarina tem sotaque nordestino

>> “Para evoluir, a gastronomia brasileira deve valorizar o profissional do salão”, diz chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó

Compartilhe

8 recomendações para você