Pessoas

Goodtruck

“Food truck do bem” de Curitiba é destaque no Fórum Econômico Mundial

Desenvolvido pela colunista do Bom Gourmet Gabi Mahamud, o GoodTruck ganha espaço no encontro que reúne líderes empresariais e políticos de todo o mundo na Suíça

por Guilherme Grandi Publicado em 08/09/2019 às 18h
Compartilhe

Criado há quase três anos pela culinarista e colunista do Bom Gourmet Gabi Mahamud, o projeto curitibano GoodTruck tem ganhado cada vez mais prestígio internacional e será destaque da plataforma online do Fórum Econômico Mundial, com sede em Genebra, na Suíça.

No mês passado, Gabi participou de uma entrevista durante o Global Shapers Annual Summit, um encontro de jovens de todo o mundo que realizam projetos de impacto social, falando do trabalho desenvolvido com as comunidades carentes de Curitiba.

Gabi Mahamud

Gabi Mahamud levou ao Fórum Econômico Mundial a experiência e os resultados obtidos pelo GoodTruck. Foto: acervo pessoal.

O projeto de Gabi Mahamud prepara refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social, comunidades e instituições com alimentos que seriam descartados pela Ceasa. Nestes quase três anos de atuação, o grupo liderado por ela já reaproveitou cerca de 2,3 toneladas de frutas, verduras e legumes em mais de 4,5 mil refeições preparadas por 418 voluntários. Eles dedicam algumas horas do dia para ir à central de abastecimento e depois entregar a comida nas comunidades carentes.

Gabi conta que ficou surpresa ao receber o convite para entrevista, pois não imaginava que o trabalho do GoodTruck já estava sendo reconhecido fora do país. Para ela, um motivo a mais para expandir o projeto.

“Não imaginava que eles notariam meu trabalho entre tantos shapers (grupo de jovens líderes de projetos de impacto social), mas agora que o encontro já passou e tive contato com o conteúdo apresentado e desenvolvido, posso ver que meu trabalho está muito alinhado com as coisas que a comunidade almeja e acredita como ferramenta de transformação”, explica. O Global Shapers é formado por mais de 10 mil jovens em 150 países, entre eles Gabi Mahamud liderando o movimento em Curitiba.

Além de falar sobre o trabalho desenvolvido pelo GoodTruck, a culinarista também disse na entrevista que pretende expandir a atuação para outras cidades do Brasil e, quem sabe, do mundo. A expectativa é que o projeto comece a ser desenvolvido em São Paulo e Rio de Janeiro até o final deste ano.

“Meu maior sonho é chegar num momento em que o GoodTruck não seja mais necessário, pois isso vai significar que as pessoas já atingiram um nível de consciência desejável pra construir um mundo melhor, e que o desperdício e a desigualdade não serão mais problemas preocupantes. Meu maior sonho agora é ver o projeto ganhando o mundo, e levando consciência e empatia para o maior número possível de cidades e pessoas”, conta.

A entrevista dela será divulgada em novembro no site e nas mídias sociais do Fórum Econômico Mundial.

Treinamento na ilha

Encontro Global Shapers

Mais de 400 jovens participaram do encontro em Genebra. Foto: acervo pessoal.

A experiência do GoodTruck também ajudou Gabi Mahamud a ser selecionada para participar de um treinamento intensivo de liderança e sustentabilidade do United People Global, uma entidade internacional que busca aumentar a conscientização e a participação popular no protagonismo social. Ela fará parte de um grupo de 24 pessoas selecionadas em todo o mundo para passar cinco dias na ilha Hurricane, no estado do Maine (Estados Unidos), entre os dias 23 e 27 de setembro.

Entre as etapas do treinamento estão o gerenciamento e a sustentabilidade dos projetos já desenvolvidos pelos participantes em suas comunidades, com foco no desenvolvimento político, econômico e tecnológico. O objetivo deste treinamento, segundo o UPG, é aumentar a capacidade dos líderes para replicar os ensinamentos do programa nas suas comunidades.

Veja também

Linguiça feita em Curitiba concorre entre as melhores do Brasil

Prêmio Bom Gourmet 2020 vai contemplar produtos e pratos do interior do Paraná

Manu Buffara em NY serve pratos à la carte e drinks com ingredientes brasileiros

Compartilhe

8 recomendações para você