Eventos

comemoração

Quer um jantar perfeito dos namorados? Comece a se preparar já

O chef e consultor Alexandre Bressanelli dá dicas que vão desde a seleção das receitas e dos ingredientes até a hora de ir para a cozinha

por Bom Gourmet, com colaboração de Amanda Lüder Publicado em 29/05/2017 às 18h
Compartilhe

Vai preparar um jantar de Dia dos Namorados? Então comece a se preparar desde já. Um jantar romântico é uma forma de presentear o seu parceiro, por isso é importante conhecer os gostos da pessoa e pensar em receitas que vocês dois possam aproveitar.

Preparar macarrão é a sugestão de Alexandre Bressaneli para quem não tem muita experiência na cozinha.

Preparar macarrão é a sugestão de Alexandre Bressaneli para quem não tem muita experiência na cozinha.

O chef e consultor para restaurantes e cozinhas profissionais Alexandre Bressanelli sugere que o casal possa curtir essa data indo juntos para o fogão. “Na cozinha, as panelas aproximam. Uma noite divertida tomando uma taça de vinho, brincando e cozinhando já é algo para os dois fazerem juntos”, aconselha o consultor. Mas, seja você um cozinheiro sozinho preparando uma surpresa, ou acompanhado do seu parceiro, é bom que os preparativos comecem o quanto antes.

A escolha do cardápio

O primeiro passo é escolher o cardápio. O chef recomenda pratos leves, que não levem muita gordura, e possam ser acompanhados de um champagne ou espumante. “São bons e baratos, com R$ 20 você já consegue comprar um espumante”, ressalta Bressanelli.

Os risotos de legumes são uma alternatica fácil e econômica de prato principal para o Dia dos Namorados.

Os risotos de legumes são uma alternativa fácil e econômica de prato principal para o Dia dos Namorados.

O ideal é que o casal se sirva de alguns petiscos enquanto o jantar não fica pronto. A dica do chef são os queijos brie e camembert. Para o prato principal, não é necessária (nem recomendada) uma receita complexa. Mesmo que você seja um cozinheiro do dia a dia, o consultor recomenda que os pratos para essa data sejam simples: “é a hora de curtir o parceiro, não os legumes”.

Para dar uma incrementada nos pratos sem ter que se arriscar muito em frente ao fogão, a dica é comprar flores comestíveis que dão um toque de capricho no prato de maneira muito fácil. O consultor recomenda uma visita ao Mercado Municipal para a compra dessas flores e também caso a escolha do prato leve frutos do mar.

A dica do chef são os risotos de legumes, como o de alho-poró, por serem uma opção fácil de preparar e econômica. Para quem está disposto a desembolsar um pouco mais, a sugestão são os pratos que levam camarão. Se o prato levar carne, elas devem ser compradas no máximo um dia antes do jantar, para ficarem frescas. O restante dos ingredientes pode ser comprado com antecedência.

LEIA TAMBÉM

Confira aqui 25 receitas fáceis para o Dia dos Namorados

Aprenda a receita de risoto de abobrinha com espinafre

Como fazer caldinho de feijão com picles

Preparos com antecedência

Algumas partes das receitas podem ser feitas com alguns dias de antecedência para economizar o tempo no Dia dos Namorados. Caldos podem ser preparados alguns dias antes e congelados, e peixes e carnes podem ser pré-grelhados para que no dia só precisem ir ao forno.

Testar a receita com antecipação também é uma boa dica para aqueles cozinheiros de primeira viagem, mas o consultor reforça que “a graça é fazer na hora e se divertir, senão o jantar fica muito previsível”.

Compartilhe

8 recomendações para você