Eventos

Conheça o café da Guatemala em degustação na capital paranaense

O Lucca promove a degustação de seis exemplares da bebida neste sábado (30). O evento será comentado por um mestre torrador guatemalteco

por Bom Gourmet Publicado em 29/07/2016 às 12h
Compartilhe
café-Guatemala-Lucca

Foto: reprodução Facebook

O café da Guatemala é tido como um dos melhores do mundo. O país da América Central tem uma cultura de café centenária, uma diversidade de solo e microclima e possui oito principais regiões cafeeiras. Quem quiser provar seis exemplares do café guatemalteco terá a oportunidade no próximo sábado (dia 30). O Lucca Cafés Especiais promove um cupping (degustação) com os cafés da marca Mayaland Coffee com a presença do mestre torrador Josue Morales, às 11 e às 15 horas. Cada cupping dura uma hora. O valor é de R$ 60 (como brinde, um café regional).

País da América Central, o café da Guatemala tem mais altitude do que o produzido no Brasil. Georgia Franco de Souza, barista, mestre-torradora, provadora de cafés e uma das proprietárias do Lucca explica que a maior altitude deixa as características da bebida mais intensas. Ou seja, é um café com mais corpo, mais doçura, etc.
Ela lembra que, como em todo o país, há cafés com qualidade inferior e superior. Os que possuem notas até 80 são classificados como bebidas simples. Acima de 80 tem características mais presentes. Serão provados cafés com notas de 85 pra cima.
A Guatemala não é um grande produtor mundial. Georgia diz que, enquanto o Brasil produz anualmente 50 milhões de sacas, a Guatemala produz 3 milhões de sacas. Porém, como a produção é pequena, é toda manual e com qualidade superior.

***

Serviço:
Informações pelo telefone (41) 3016-6675.

Compartilhe

8 recomendações para você