Bebidas

Projeto de lei

Mais duas cidades do Paraná podem integrar a Rota da Cerveja Artesanal

Emenda ao projeto de lei pede que Piên e Palmas se juntem às dez cidades que já fazem parte do circuito que pretende incentivar a produção cervejeira e o turismo no estado

por Gazeta do Povo Publicado em 14/02/2017 às 18h
Compartilhe

A Rota da Cerveja Artesanal do Paraná, que pretende instituir o circuito turístico e fomentar a produção das microcervejarias no estado, pode ficar maior. Uma emenda ao projeto de lei 644 de 2015, apresentada nesta terça (13) na Assembleia Legislativa do Paraná, pede que os municípios de Piên e Palmas, ambos no Sul do Paraná, também sejam incluídos na rota. Com a mudança, subiria para 12 o número de cidades que integram o circuito.

O projeto, de autoria dos deputados Maria Victoria (PP) e Anibelli Neto (PMDB), foi aprovado em primeiro turno na Assembleia Legislativa na última quarta-feira (8)Inicialmente contemplava dez municípios: Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

Nesta terça era esperada a votação final, mas com a emenda, apresentada pelos próprios autores do projeto, o texto foi reenviado à Comissão de Constituição e Justiça para nova avaliação. Não há previsão para que projeto volte ao plenário para ser votado.

Conheça 25 microcervejarias em Curitiba e região metropolitana

86 cervejas artesanais brasileiras que todo beer lover deveria provar

Cervejaria pub se destaca em pleno Caminho do Vinho em São José dos Pinhais

O objetivo da lei é criar um calendário voltado ao setor, com a possibilidade de realizar eventos de grande porte focados nas cervejas artesanais. O projeto também prevê a instalação em áreas públicas de postos de informação e agendamento de visitas aos locais de fabricação.

A cerveja artesanal 

A região de Curitiba concentra um dos maiores polos cervejeiros do Brasil. Segundo a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), até junho de 2016, das 39 empresas do ramo no estado, 25 estavam localizadas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Mas o número pode ser maior, somando-se àquelas não filiadas. Curitiba também é a primeira cidade do país a abrigar uma cervejaria-escola, a Bodebrown, fundada em 2009.

Compartilhe

8 recomendações para você