Experiência

Experiência

Chefs renomados indicam a harmonizações perfeitas entre comida e bebida

Os eleitos pelo Prêmio Bom Gourmet 2017 conversaram com o Bom Gourmet sobre as melhores combinações. Confira:

por Bom Gourmet Publicado em 26/11/2017 às 14h
Compartilhe

Qual é a melhor harmonização de comida com bebida que você já criou?

Eva dos Santos, do Grupo Victor

Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.

Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.

“Há muitos anos cozinho para uma confraria e em um dos últimos jantares preparei carne de caça como galinha d’angola, pato e coelho de produtores da região para harmonizar com algumas safras do Romanee-Conti-Saint-Vivant. Em particular, o coelho alla cacciatora, marinado com vinho tinto e feito numa caçarola, acompanhado de batatas, cenouras e cogumelos na brasa ficou top com o vinho!”

* * *

Felipe Miyake, do La Varenne

Foto: Divulgação.

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

“Fromage blanc com creme e Morango harmonizado com vinho Sauternes. É um prato que me surpreendeu bastante. A simplicidade dele combinada com a grandeza do vinho resultou em um sabor indescritível. Além disso, a cremosidade do prato aliada à doçura do Sauternes envolveu muito bem a experiência, trazendo uma combinação alegre e bastante elegante.”

* * *

Kika Marder, do Sel et Sucre

Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo.

Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo.

“Para mim, foies gras e vinho Sauternes é o exemplo de uma combinação clássica perfeita. O contraste entre o doce e o salgado, a acidez do vinho com a gordura do ingrediente conferem equilíbrio e delicadeza para a harmonização do prato. Minha receita é simples, foies gras grelhado, peras carameladas e brioche tostado na manteiga de ervas.”

* * *

Lênin Palhano, do Nomade

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

“Cerveja Dum Grand Cru, produzida em Curitiba, servida com berinjela, tomate confit, laranja e coentro. A combinação da witbier, que tem toque de laranja e coentro, rendeu uma harmonização muito redonda. Os aromas conversaram bem entre si e todos que provaram ficaram admirados.”

* * *

Simone Brunelli, do Terra Madre Ristorante

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.

“Brasato de carne com batata cremosa e cogumelos de temporada ao tartufo, harmonizados com vinho italiano Barolo. A carne brasata é marinada no vinho e depois cozida novamente na mesma marinada. Ao degustar, é possível sentir o vinho no qual o prato foi marinado e também o molho. Os acompanhamentos combinam o sabor marcante dos cogumelos e da trufa, além dos aromas intensos. É um tipo de comida típica que me lembra da minha região, a Emilia-Romagna. Para harmonizar um Barolo vai muito bem.”

LEIA TAMBÉM:

>> Oi, sumido! Polvo brasileiro está em falta em restaurantes e peixarias

>>  Provamos 21 vinhos Chardonnay do Chile até R$ 150; confira os melhores

Compartilhe

8 recomendações para você