Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Serviço restaurante
Curso vai capacitar jovens para atuarem no salão e na cozinha dos restaurantes.| Foto: Bigstock

Estão abertas as inscrições para as primeiras turmas da Academia Abrasel, um curso completo de qualificação e capacitação de jovens para o trabalho em bares e restaurantes de Curitiba. Criado pela seccional paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), a iniciativa é realizada em parceria com a Inspirar Gourmet através do fornecimento de bolsas integrais de estudos.

O curso, que terá a duração de duas semanas a partir do início de agosto, vai oferecer inicialmente 162 vagas para pessoas de 18 a 22 anos com todas as despesas de material didático, uniformes e passagens de ônibus bancadas pela entidade. Ao final do curso, os participantes serão encaminhados automaticamente aos restaurantes cadastrados para contratação por CLT, com salário inicial de R$ 1,4 mil.

A iniciativa é uma das medidas de incentivo à aceleração da retomada da economia que a Abrasel-PR vem trabalhando com os associados, que incluem ainda tratativas com a prefeitura para a recente reabertura dos restaurantes aos domingos com reservas prévias e ampliação dos horários de atendimento presencial durante a semana.

Nelson Goulart Junior, presidente da Abrasel-PR, explica que a Academia tem também como objetivo suprir a dificuldade de muitos estabelecimentos em contratarem mão-de-obra qualificada, que já vinha de antes da pandemia e se acentuou agora. Em outros países, como Estados Unidos e Inglaterra, os restaurantes dizem não conseguir operar a plena capacidade pela falta de interessados.

“[O curso] é a maneira dos restaurantes de Curitiba e região metropolitana mostrarem que, nesta retomada que esperamos aconteça nos próximos meses com o controle da pandemia através da vacinação, seja também uma retomada social”, explica.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link. Os cadastros vão passar por uma triagem que inclui, ainda, a avaliação com psicólogos e entrevista presencial ou por telefone.

Aprendizado

Após a seleção, os jovens começam a capacitação de acordo com as suas aptidões para os serviços prestados. O plano de ensino é voltado para a capacitação técnica e prática com vistas às necessidades do setor.

Neste momento, o curso é voltado apenas aos jovens que residem em Curitiba e região metropolitana, já que a capacitação será toda realizada presencialmente no campus da Inspirar Gourmet em Curitiba.

Aguinaldo Monteiro, coordenador do curso de gastronomia da faculdade, explica que, após a triagem, os alunos serão direcionados para as áreas mais relativas às aptidões.

“Temos cursos de atendente de salão, de cozinha de buffet e de a la carte, que são assim separados por conta da dinâmica de cada tipo de restaurante. Dentro do curso vamos trabalhar, ainda, questões como responsabilidade e  ética para já ir moldando o candidato para o mercado de trabalho”, conta.

A grade do curso contempla, ainda, boas práticas, acolhimento do cliente, bases de cozinha como cortes, limpeza de proteínas e métodos de cocção, entre outros. E ao final do módulo haverá uma simulação de um restaurante em plena operação.

O curso foi desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e da Gold Food Service com o patrocínio da Fomento Paraná e do BRDE.

Retomada

Além da Academia Abrasel, pelo menos outras três entidades e instituições estão oferecendo cursos de capacitação e qualificação para a retomada do movimento após a vacinação de 2/3 da população.

O projeto “Mão na Massa”, do Senac-PR, tem 230 vagas também gratuitas para a capacitação tanto de colaboradores como de empreendedores. São cursos voltados para a atuação no salão, na cozinha e na administração, com aulas presenciais e online.

A direção nacional da instituição também criou um curso de pós-graduação lato sensu para a formação de profissionais ou futuros empreendedores do mercado de bebidas, de olho no avanço dos negócios especializados.

E ainda o projeto “Cresça seu Negócio” criado pela Pepsi e pela Ambev para a capacitação de colaboradores e empreendedores de mais de 20 mil pequenos restaurantes brasileiros para até 50 pessoas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]