i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Bandeira amarela

Buffets de autoatendimento e eventos para até 50 pessoas voltam a ser permitidos em Curitiba

  • 09/10/2020 18:54
Buffets Curitiba
Os buffets de autoatendimento voltam a ser permitidos em Curitiba, mas seguindo protocolos de higiene.| Foto: Bigstock

Os restaurantes que operam no sistema de buffet de autoatendimento e os eventos para até 50 pessoas podem voltar a funcionar em Curitiba a partir deste sábado (10). O anúncio foi feito durante a live da Prefeitura nesta sexta (9) quando foram anunciados os números de contágio da Covid-19 na semana e a flexibilização do decreto de bandeira amarela.

Os pedidos eram uma demanda antiga do setor, que afirmava que empreendedores de gastronomia e promotores de eventos estavam sendo profundamente afetados por causa das proibições. Com a flexibilização desta semana, os restaurantes de buffet de autoatendimento e os profissionais de eventos se somam às demais operações gastronômicas permitidas para retomar o atendimento.

Segundo Márcia Huçulak, secretária municipal de saúde, essa flexibilização se deu por conta da queda sustentada da quantidade de casos registrados em Curitiba há mais de 20 dias.

“Pela primeira vez todo o painel de indicadores está amarelo, menor nota que já tivemos, 1.73. Após quase sete meses nós já aprendemos a conviver com esse vírus”, disse durante o pronunciamento.

Novas regras

Veja o que diz o decreto 1.350 da Prefeitura de Curitiba que começa a vigorar neste sábado (10) por 14 dias:

Casas de festas e eventos de interesse profissional:
Capacidade máxima de 50 pessoas para evitar aglomerações, permitido sentar na mesma mesa apenas pessoas do núcleo de convivência familiar, serviço de buffet de autosserviço e música ao vivo. Os espaços podem funcionar das 6h às 23h diariamente, com fluxo diferenciado de entrada e saída de público, sem pista de dança e sem compartilhamento de brinquedos e demais objetos.

Bares:
Permitido o funcionamento das 6h às 23h diariamente, com serviço de mesa e sem aglomeração. Fica permitida a música ao vivo, mas sem pista de dança.

Restaurantes e lanchonetes a la carte de rua:
Permitido o funcionamento das 6h às 23h diariamente. Fica permitida a música ao vivo, mas sem pista de dança.

Restaurantes e lanchonetes a la carte em shoppings:
Permitido o funcionamento das 11h às 22h diariamente.

Restaurantes de buffet de rua:
Permitido o funcionamento das 6h às 23h diariamente, com as seguintes recomendações: os estabelecimentos precisam oferecer uma pia para a lavagem das mãos ou álcool em gel 70% obrigatório em grande quantidade nas mãos; recomendação de disponibilizar luvas descartáveis, com uma lixeira ao fim do buffet para o descarte; obrigatório o uso da máscara para se servir com distanciamento de um metro entre as pessoas e proibido conversar em cima do buffet.

Demais atividades de alimentação:
Permitido o atendimento presencial diariamente em horário livre.

A operacionalização interna dos estabelecimentos permitidos devem seguir as normas já em vigor:

  • Uma pessoa a cada 9m² no interior dos estabelecimentos, considerando a área total de circulação de pessoas e o número de funcionários, sendo que todos os clientes devem permanecer sentados.
  • O servimento feito pelos estabelecimentos poderá ser realizado somente aos clientes que estejam devidamente assentados, mantendo as regras de distanciamento social.
  • Restaurantes e lanchonetes com consumo de alimentos no local devem providenciar o espaçamento mínimo 1,5 metros entre as pessoas ou de 2 metros entre as mesas.
  • As mesas para consumo de alimentos dos restaurantes devem ser higienizadas antes e após a utilização.
  • As louças, talheres e utensílios devem ser colocados à mesa somente na hora de servir e não devem ficar expostos.

Demais determinações do protocolo sanitário para estabelecimentos de alimentação podem ser consultadas aqui.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.