i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Pandemia

Curitiba fecha novamente restaurantes aos domingos e empresários reclamam da medida

  • 04/12/2020 18:59
Restaurantes Santa Felicidade
Polo gastronômico de Curitiba, os restaurantes do bairro de Santa Felicidade tem no domingo o dia de melhor movimento.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Um dia depois de prorrogar o decreto de bandeira laranja que já estava em vigor há uma semana, a prefeitura de Curitiba endureceu as regras de funcionamento do comércio a partir desta sexta-feira (4) fechando os restaurantes e serviços de alimentação aos domingos. O decreto 1640 vale por 14 dias e institui, ainda, o toque de recolher e a proibição da venda de bebidas alcoólicas das 23h às 5h, decididos nesta semana pelo governo do estado.

Veja como fica o funcionamento do setor de alimentação fora do lar de Curitiba dentro das novas regras a partir deste final de semana até o dia 18 de dezembro:

Bares, casas noturnas, atividades correlatas e de entretenimento:
Funcionamento proibido na modalidade principal de alvará.

Buffets de eventos corporativos e sociais:
Funcionamento proibido.

Buffets de eventos (catering) nas casas das pessoas:
Funcionamento proibido. As confraternizações ou encontros devem se restringir a no máximo 10 pessoas do mesmo grupo familiar, ou seja, que convivem no mesmo lar ou residência.

Restaurantes e lanchonetes de rua:
Funcionamento permitido de segunda a sábado das 6h às 22h, inclusive os buffets de autosserviço seguindo os protocolos de higiene e segurança. Aos domingos é permitido atender apenas pelo delivery até às 22h. A apresentação de música ao vivo segue permitida, mas sem pista de dança. Modalidades de drive-thru e balcão (take away) seguem permitidos nos dias de atendimento presencial.

Restaurantes e lanchonetes de shoppings centers:
Funcionamento permitido no horário de atendimento dos shoppings: segunda a sábado, das 8h às 22h. Aos domingos é permitido atender apenas pelo delivery até às 22h (drive thru e balcão take away estão proibidos neste dia).

Panificadoras, padarias e confeitarias de rua:
Funcionamento permitido de segunda a sábado, das 6h às 22h, e domingo das 7h às 18h (mas sem consumo no local).

Demais serviços de alimentação:
Serviços como comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, distribuidoras de bebidas, peixarias e açougues, mercados, supermercados e hipermercados, comércio de produtos e alimentos para animais e feiras livres está autorizado atender de segunda a sábado, das 6h às 22h, e domingo apenas o delivery até às 22h.

A operacionalização interna dos estabelecimentos permitidos devem seguir as normas já em vigor:

  • Uma pessoa a cada 9m² no interior dos estabelecimentos, considerando a área total de circulação de pessoas e o número de funcionários, sendo que todos os clientes devem permanecer sentados.
  • O servimento feito pelos estabelecimentos poderá ser realizado somente aos clientes que estejam devidamente assentados, mantendo as regras de distanciamento social.
  • Restaurantes e lanchonetes com consumo de alimentos no local devem providenciar o espaçamento mínimo 1,5 metros entre as pessoas ou de 2 metros entre as mesas.
  • As mesas para consumo de alimentos dos restaurantes devem ser higienizadas antes e após a utilização.
  • As louças, talheres e utensílios devem ser colocados à mesa somente na hora de servir e não devem ficar expostos.
  • Nos buffets de autosserviço, é recomendado oferecer uma pia para a lavagem das mãos ou álcool em gel 70% obrigatório em grande quantidade nas mãos; disponibilizar luvas descartáveis, com uma lixeira ao fim do buffet para o descarte; obrigatório o uso da máscara para se servir com distanciamento de um metro entre as pessoas e proibido conversar em cima do buffet.

Demais determinações do protocolo sanitário para estabelecimentos de alimentação podem ser consultadas aqui.

Limitações

Segundo a prefeitura de Curitiba, a medida de restringir o funcionamento da cidade em um dia da semana “teve um bom resultado de controle das transmissões da doença”. No entanto, o retorno da restrição nos domingos não foi bem recebido pelos empreendedores do setor, que estavam conseguindo recuperar parte do faturamento perdido nos últimos meses.

Nelson Goulart Junior, presidente da seccional Paraná da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), questiona como a prefeitura e o governo do estado decretam medidas de uma hora para a outra após nove meses de pandemia. Para ele, houve uma condução errada das medidas desde o início.

“Até antes da eleição se falava que estava tudo bem e, de uma hora para outra, os governantes vêm e pedem para fechar. Estamos no limite da nossa resistência, isso nos causa uma indignação profunda. Pessoas estão quebrando negócios de uma vida por causa dessa falta de direção”, exclama.

A opinião é compartilhada pelo diretor-executivo da entidade no Paraná, Luciano Bartolomeu. Para ele, a prefeitura errou ao decretar este fechamento aos domingos.

“O grande problema é que foi tudo liberado sem controle nos últimos 25 dias da eleição, e por isso as UTIs estão cheias. Não é culpa do comércio ou do setor de bares e restaurantes, não faz sentido vir agora e mandar fechar tudo aos domingos. As pessoas vão sair de Curitiba para ir a outras cidades próximas para comer pelo simples fato de que elas precisam comer no domingo”, fala.

Ele afirmou que a entidade não pretende entrar com uma liminar ou mandado de segurança como fez na última semana, mas que estuda providências para retomar o atendimento aos domingos.

O domingo representa um importante dia de faturamento para o setor. Proprietário do restaurante Limoeiro, Divaldo Maciel conta que a nova decisão neste momento será dramática para muitos empresários. “Será mortal para o final de ano, onde temos 13º e férias coletivas. Os domingos representam cerca de 40% do faturamento do mês todo, sendo o finais de semana equivalentes a 70% do faturamento”, explica.

Já Geórgia Franco, do Lucca Cafés, conta que o domingo é o principal dia de faturamento para ela que atende apenas durante o dia, sendo o final de semana todo equivalente a metade dos ganhos do mês. Ela conta que está com a equipe completa e com o 13º salário para pagar. “Ficou completamente inviável principalmente porque o governo decreta isso depois que a gente já começou o mês, ainda mais no mês do Natal. A prefeitura já teve dez meses para resolver esse problema, que gastem o dinheiro do pinheirinho de Natal na saúde”, ressalta.

23 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 23 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • G

    Gustavo

    ± 0 minutos

    Afrouxaram 100% antes do tempo. Agora, a população está sofrendo com o aumento de casos, e os comerciantes vão sofrer mais uma vez com o fechamento e restrições de funcionamento. Parabéns a todos que votaram no greca!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      Jose

      ± 39 minutos

      Quem mandou acreditar no Greca... esse Sr. que diz uma coisa e faz outra. Agora aguentem....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Freitas

        ± 2 horas

        A fila de pacientes que aguardam leitos de UTI na rede pública triplicou em Curitiba. Segundo o Paraná Portal, 144 pessoas aguardavam nesta sexta-feira a liberação de vaga na Central de Leitos de Curitiba. Nos momentos de maior procura, cerca de 40 a 50 pacientes costumam estar na fila.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • Z

          Zyss

          ± 1 horas

          Então culpe o seu prefeito e governador por não ter feito nada em 10 meses.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • B

        Ben Hur Gonçalves

        ± 2 horas

        Existem dois tipos de pessoas: os que acham que fechar comércio aos domingos vai adiantar alguma coisa, e se colocam num pedestal moral querendo que os outros obedeçam suas opiniões, e os que sabem que os comércios ficarão ainda mais lotados aos sábados, e que essa medida é completamente aleatória e de nada vai impedir o vírus de se multiplicar. E mais, esse segundo grupo só quer ser livre, enquanto o primeiro grupo quer impor suas vontades nos outros, simplesmente porque andam doutrinados pela "ciência" errada, ou seja, pelas notícias PARCIAIS de certos veículos de mídia.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • B

          Ben Hur Gonçalves

          ± 2 horas

          Você pode fechar comércios todos os dias da semana, as pessoas vão continuar saindo de casa e espalhando o vírus. Tem gente que acha que porque querem que alguma coisa ideal seja realizada, que o restante da população vai obedecer. Não vai. As pessoas são livres. Essa parcela da população que acha que deveria haver lockdown falha em entender a diferença entre a teoria e a prática. Caiam na real: NÃO HÁ COMO IMPEDIR O VÍRUS DE SE MULTIPLICAR, e nada que seus umbigos que se consideram moralmente elevados queiram fazer vai mudar isso. Ponto. Fechar os comércios só serve para falir os comércios.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • K

        Kaminheiro

        ± 3 horas

        O problema é que esse povo que dizem ser coisa da mídia, qdo pegam o vírus, vão pra hospitais, se eles tivessem caráter, ficariam em casa, tem um senhor que vivia tomando remédio pra piolho e está 07 dras na UTI, a família demorou quase um dia pra conseguir vaga na UTI, se ele achava que era uma gripinha e Tomava remédio, a tal de cloroquina, pq não se tratar em casa e deixer hospitais para pessoas normais. Acho que, quem defende esses remédios não deveriam ir a hospitais, aí liberariam 25% de vagas

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • V

          Victor H

          ± 3 horas

          Falar assim com seu salário na conta certinho é mole. Aceita reduzir 50% ?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • F

        FRANCISCO WELLINGTON FRANCO DE SOUZA

        ± 4 horas

        Só na cabeça autoritária desses miniditadores de plantão para achar que o vírus vai respeitar o domingo e parar de circular. Até que ponto o sistema de saúde pública está sendo impactado pelo aumento de casos? O tratamento precoce está disponível para a população? A taxa de mortalidade justifica essas medidas de restrição de liberdade? Com a palavra as suas excelências.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Rubens Farias

          ± 4 horas

          Ninguém nesse país de analfabetos e agora de fanáticos ainda percebeu que não adianta tentar ensinar burro a falar ele sempre vai relichar MULTA pesada para quem desobedecer as leis de distanciamento, de não usar máscaras em lugares públicos, de festas clandestinas e pronto.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • V

            Victor H

            ± 3 horas

            Aceita reduzir seu salario em 50% ou mais ?? Falar de barriga cheia e com salário em dia é fácil!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • L

          Luzalvo

          ± 9 horas

          Para quem é tão tanço que precisa desenhar: nas duas semanas ANTERIORES as eleições, os casos já estavam explodindo. Por que não cancelaram a porcaria das eleições? Todo mundo usando a mesma caneta, aglomerado, sem distanciamento social, e aí tudo bem né? É essa a reclamação dos empresários. E além do que, NÃO É no comércio, nem nos parques que as pessoas se infectam com covid, essa prefeitura de jaculandia é ridicula.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • F

            Freitas

            ± 2 horas

            >>> A fila de pacientes que aguardam leitos de UTI na rede pública triplicou em Curitiba. Segundo o Paraná Portal, 144 pessoas aguardavam nesta sexta-feira a liberação de vaga na Central de Leitos de Curitiba. Nos momentos de maior procura, cerca de 40 a 50 pacientes costumam estar na fila.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • C

          Claudio S.

          ± 9 horas

          Supermercados ficarão lotados aos sábados...acho desnecessário fechá-los no domingo....

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            Rodrigo Ferrarini

            ± 10 horas

            Os mesmos que negam a pandemia são os que não usam máscara e não respeitam as regras. Agora estes mesmos reclamam de um fechamento parcial. A prefeitura errou ao amenizar as restrições numa ação evidentemente eleitoreira. Mas o povo que se aglomerou sabendo que o problema ainda estava longe de uma solução é igualmente culpado.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • V

              Victor H

              ± 3 horas

              Ninguém nega pandemia, apenas não entramos no alarmismo da mídia e dos idiotas. A vida não pode parar por causa de um vírus. Medidas de proteção individual devem ser tomadas e vida que segue. Ou você acha que fechar tudo e falir o país vai resolver ?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • G

            Gerhard Fuchs

            ± 11 horas

            Lamentável é a falta de uma gestão profissional da pandemia na nossa cidade.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              Fabiam Fagner

              ± 11 horas

              Bora lotar mercados nos sábados

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                Jared280

                ± 12 horas

                É inacreditável como ainda há pessoas dispostas a repetir mantras sem sentido ou qualquer respaldo científico. A eleição minoritária não tem nada a ver com o aumento do número de casos - e óbitos. A curva vinha ascendente desde duas semanas antes do pleito eleitoral. Era nítido que estávamos presenciando o início de uma segunda onda. E a causa, para variar, foram aglomerações do pessoal que acha que "a vida é uma só", que "não podemos perder mais tempo", etc. Curiosamente, o povo que ainda tem uns 60/70 anos pela frente. E nem me venham falar de ônibus e terminais lotados, porque mesmo com esses em plena ocupação, a pandemia vinha regredindo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Marcos Ctba

                  ± 13 horas

                  -----Manda quem pode, obedece quem tem juízo.------- Já que não se cuidam tem de endurecer as regras. Por causa de muitos irresponsáveis a maioria precisa diminuir a liberdade. Se cuidem, não fiquem doentes, não sofram acidentes, porque não tem UTI. Ou precisa Desenhar para entender.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcelo

                    ± 14 horas

                    Quanta ignorância e falta de bom sendo falar de eleições. Só olhar as estatísticas como estavam os casos naquelas semanas e agora. Se tivéssemos os mesmos números, concordaria.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      José antonio Luciano

                      ± 14 horas

                      eu avisei acabou as eleições , ia morrer muita gente .o problema e simples o salaio dos politicos , desmbargadores ,juizes , e funcionarios publicos a grana cai na conta todo o dia primeiro , vcs acham que eles estão preocupados ,porque não cancelaram a eleção . estamos ferrados como sempre

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Francisco Krupa

                        ± 15 horas

                        Já que o povo não sabe se comportar, usar máscara, etc. Certíssimo o governo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        Fim dos comentários.