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Avaliação clientes
Especialista explica o que levar em consideração na hora de traçar estratégias para melhorar a avaliação dos clientes.| Foto: Bigstock

Você oferece um cardápio completo com toda a atenção do mundo, mas as suas avaliações nos sites especializados e redes sociais não saem do lugar – ou até baixam de repente. O que está acontecendo?

O modo como os clientes veem o restaurante é muito subjetivo, o que é bom para uns pode não ser para outros. E tentar agradar de igual para igual pode acabar piorando a situação.

Acredite: nem mesmo as grandes marcas conseguem ter pontuação máxima em todos os quesitos. Uma pesquisa recente da consultoria SoluCX revelou que marcas como Outback, Chiquinho Sorvetes e Croassonho são as mais bem avaliadas pelos consumidores no segmento de alimentação.

Mas, o que levou a esse resultado em nichos de atuação tão diferentes? Não há uma fórmula mágica, e até mesmo o campeão Outback teve pontos negativos apontados pelos clientes, como o custo-benefício do que é oferecido.

No entanto, Alex Pereira, head de marketing da SoluCX, explica que o serviço atencioso e prestativo supera essa questão, mostrando como o cliente pode ser fidelizado mesmo se a frequência ao restaurante não cabe sempre no bolso dele.

“Isso representa claramente que a experiência do cliente, mesmo com o custo-benefício um pouco mais caro, se consegue fidelizar ele. E o ranking também é inversamente proporcional”, comenta.

Além destas três marcas, a pesquisa apontou redes como McDonald’s, Habib’s e Burger King entre as mais populares segundo os clientes. Ao podcast Mercado Gastronômico, do Bom Gourmet Negócios, o head da SoluCX conta como o seu restaurante pode trabalhar a boa avaliação e a fidelização dos clientes com técnicas e estratégias simples de gestão.

Ouça abaixo:

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