Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Loja da Platinox voltada a restaurantes comerciais e ao público gourmet e residencial.
Loja da Platinox voltada a restaurantes comerciais e ao público gourmet e residencial.| Foto: Divulgação/Platinox

Cozinhar é muito mais prazeroso quando você está bem equipado para isso. Esta ideia vale tanto para os chefs mais especializados, quanto para quem está entrando na cozinha pela primeira vez para se aventurar pelo universo da gastronomia. Quem percebeu isso com muita intensidade durante os últimos meses foi a Platinox, revendedora de utensílios e equipamentos de cozinha que viu sua demanda por itens domésticos, residenciais e gourmet duplicar durante a pandemia de Covid-19.

O movimento é fácil de explicar: “Ninguém mais almoçava em casa e as pessoas voltaram a fazer isso, a comer comida caseira, dar mais atenção à alimentação saudável”, afirma José Antonio Martimiano, diretor de varejo e marketing da Platinox.

Ele emenda ainda que, quando fez este movimento de retorno à cozinha - muitas vezes sob a condução de chefs renomados em seus programas televisivos de gastronomia - o público percebeu que precisaria estar melhor equipado se quisesse alcançar resultados mais complexos e satisfatórios com suas receitas. “E foi aí que elas perceberam o quanto a cozinha estava defasada. Vimos isso acontecer com muita nitidez na nossa loja física: as pessoas entravam com listas enormes de utensílios e saíam felizes porque encontravam os itens mais especializados que estavam buscando”.

Fachada da loja na Av. Pres. Kennedy.
Fachada da loja na Av. Pres. Kennedy.| Divulgação/Platinox

Uma das grandes incentivadoras da gastronomia paranaense, a Platinox é também parceira do Bom Gourmet em ações como a campanha Junte e Troque, do Festival Bom Gourmet, que patrocina há vários anos. Em 2021, a Platinox é apoiadora do Prêmio Bom Gourmet. 

Das empresas à casa

Com 15 anos de atuação no mercado da gastronomia, a Platinox é um dos maiores fornecedores brasileiros de utensílios e equipamentos para restaurantes empresariais, que ficam dentro de empresas (antes chamados de refeitórios), e atende cerca de 5 mil unidades em todo do o país, do Rio Grande do Sul ao Amazonas.

Ao amplo centro de distribuição voltado a estes espaços corporativos, a empresa somou, em 2014, a loja localizada na Av. Presidente Kennedy, e também um e-commerce. Nestes, oferece utensílios para restaurantes comerciais (de rua, em hotel, shopping, bar) e para o público final, chefs especializados e amadores que querem equipar suas cozinhas com produtos mais elaborados.

São mais de 5 mil opções de produtos em grandes quantidades, que são revendidas a mais de 5 mil clientes de norte a sul do Brasil.
São mais de 5 mil opções de produtos em grandes quantidades, que são revendidas a mais de 5 mil clientes de norte a sul do Brasil.| Divulgação/Platinox

“A loja nasceu para atender aos restaurantes comerciais de Curitiba e região, além de consumidores residenciais e da gastronomia gourmet, pois acreditávamos que a cidade tinha poucas opções e pouca variedade neste sentido", explica José Antonio. Ele continua: "Passamos então a atender restaurantes de grande, médio e pequeno porte, como os de shopping, bares, panificadoras, hotéis, por exemplo. E também não tinha muita opção com preços acessíveis para quem gostava de cozinhar; então a intenção da loja é atender esse público”.

Hoje, o mix da Platinox da Kennedy é de entre 11 e 12 mil produtos diferentes, para oferecer mais variedade, embora o volume de vendas para os restaurantes empresariais ainda componha a maior fatia de faturamento da marca.

Pós-pandemia

Com o mercado da gastronomia partindo para uma retomada do atendimento em salão, no caso dos restaurantes comerciais, e as empresas recuperando suas atividades presenciais e, com isso, reativando seus refeitórios, a Platinox também espera que, em 2022, os restaurantes empresariais voltem a ser o foco principal de atuação da marca.

Isso significa, para a empresa, reorganizar as metas, que precisaram ser repensadas durante o período de isolamento. “Nossa grande estratégia durante a pandemia foi não ficar sem produtos para atender o mercado, que, apesar de ter parado durante algum tempo, passou por um período de muita falta de produtos”, recorda.

Depois de manter os planos de expansão em stand-by, agora é hora de retomar a expansão que já estava em curso para a empresa, visando principalmente os outros estados do Sul do país. “Em 2022, quando as atividades estiverem regularizadas, a Platinox pensa em expandir. Nosso plano está voltado a Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com novas lojas físicas voltadas a um público doméstico, residencial e gourmet. Acreditamos que esse movimento do público de cozinhar em casa não é algo temporário, as pessoas vão continuar ocupando a cozinha, é um caminho sem volta”, diz José Antonio.

Com a pandemia se encaminhando para o fim e a reabertura dos restaurantes, empresa pretende expandir com novas lojas físicas e recuperar o ritmo nos restaurantes empresariais.
Com a pandemia se encaminhando para o fim e a reabertura dos restaurantes, empresa pretende expandir com novas lojas físicas e recuperar o ritmo nos restaurantes empresariais.| Divulgação/Platinox

A loja virtual da Platinox pode ser acessada neste link. Já a loja física da empresa em Curitiba fica na Av. Pres. Kennedy, 670 - Rebouças. Para acompanhar as novidades, basta seguir a Platinox no Instagram, @platinox.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]