• Carregando...

Na cozinha do fisioterapeuta Gustavo Fabris, temperos fortes, como a pimenta, não podem faltar. Não à toa, ele enviou para o desafio “O chef vai a sua casa” deste mês uma de suas receitas mais calientes: um frango indiano. E agradou. O prato foi o vencedor do concurso, cujo tema era frango – proposto pelo chef Moisés Theodoro, do restaurante Cantazaro, do hotel Four Points by Sheraton. A convite do chef, que teve de passar o mês em viagem a trabalho no nordeste, seu amigo Clariosvaldo dos Santos, chef do hotel Quality, foi o responsável pela escolha do prato e visita ao vencedor.

De preparo rápido, cerca de 25 minutos, o frango indiano é um prato simples. “O motivo da minha escolha foi justamente essa mistura de simplicidade com elegância. Ele tem bastante requinte”, explica o chef Santos. A receita eleita é prática: um peito de frango grelhado e temperado com diferentes tipos de pimenta e mel. E é daí que saiu seu nome. “A culinária indiana é marcada principalmente pelos temperos fortes, sobretudo pelo gosto picante”, diz o chef. “Com a novela no ar – Caminho das Índias, da RPC –, ele se torna um prato bem em evidência.”

Apesar de ter enviado a receita, Gustavo Fabris não é o autor. “Conheci o prato em uma revista. Fui para casa e tentei fazê-lo. A partir daí passei a aprimorar a composição”, afirma. Hoje, a receita que faz tem o seu toque. “Mudei algumas coisas nela, como os tipos de pimenta. Em vez da chili, tenho colocado malaguetas verdes e vermelhas”, afirma o fisioterapeuta, que tem pela gastronomia uma grande paixão. “Tanto eu quanto minha esposa amamos cozinhar. Em casa é uma briga por espaço na cozinha”, brinca.

O hobby é levado tão a sério que o casal participa até de um campeonato de gastronomia entre amigos e familiares. “São cinco pessoas. Em data previamente estabelecida, um participante cria um jantar completo, com entrada, prato principal e sobremesa. Os outros são convidados e dão uma nota à refeição”, explica Fabris. O resultado desse campeonato só vai sair no final do mês e ele garante que tem boas chances de ganhar. Por aqui, o título de chef do mês já é dele.

Recheio para o frango

Para tornar o prato ainda mais saboroso, o chef Clariosvaldo dos Santos optou por rechear o peito de frango. À carne, o chef aconselha adicionar muzzarela de búfala. “O frango ganha em gosto e textura”, indica o profissional. Além disso, algumas folhas de sálvia dão mais aroma e incrementam a composição.

Para completar o prato, Santos aponta que não é uma necessidade cortar o frango em cubos. Segundo ele, pode-se grelhar o peito de frango inteiro e depois cortá-lo em forma de leque. “Isso dará um toque mais requintado ao prato”, diz.

 

* * * * *

Próximo desafio – Camarão pede passagem

O calor já bate à porta dos paranenses e com ele aquela vontade de ir ao Litoral. Como calor combina com comida mais leve, a chef Tereza Bernal, do Restaurante Olé, convidada para “O chef vai a sua casa”, escolheu o camarão como ingrediente para o próximo desafio. “E camarão é gostoso, versátil e parece mais fresco para uma estação quente”, afirma Tereza. Então, mande a sua receita especial (clique aqui). Elas serão recebidas até o dia 20 de setembro. Aí, é só esperar que a chef vai até a casa do vencedor!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]