Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Mestre do Sabor. Foto: Victor Polak/divulgação TV Globo.
Mestre do Sabor. Foto: Victor Polak/divulgação TV Globo.| Foto:

É um formato inédito na TV brasileira. É com este conceito que a TV Globo apresentou nesta segunda-feira (2) o Mestre do Sabor, primeiro reality show da emissora voltado totalmente à culinária. Boa parte do programa foi gravada nos últimos 15 dias e tem previsão de estreia na quinta-feira 10 de outubro, depois da novela das nove. A atração será comandada pelo chef Claude Troigros e seu fiel escudeiro, João Batista.

O elenco de Mestre do Sabor no estúdio do programa. Foto: Victor Pollak/divulgação TV Globo.
O elenco de Mestre do Sabor no estúdio do programa. Foto: Victor Pollak/divulgação TV Globo.

Serão 24 cozinheiros profissionais disputando um prêmio de R$ 250 mil ao longo de 12 episódios. A final será exibida no dia 26 de dezembro, com transmissão ao vivo direto dos Estúdios Globo. Mestre do Sabor será dividido em seis fases, desde a classificação até a premiação, e tem semelhanças com o reality do canal pago GNT (também do Grupo Globo), The Taste Brasil, do qual Claude participou por três temporadas com outros três chefs (Helena Rizzo, André Mifano e Felipe Bronze). O número de cozinheiros inscritos em Mestre do Sabor não foi divulgado pela emissora.

A primeira fase de classificação, chamada de Prato de Entrada, é um desafio em que os candidatos preparam um prato para ser degustado às cegas pelos chefs jurados José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão. Em um estilo semelhante aos reality show Superstar, exibido pela TV Globo em 2014, quem for aprovado verá o grande telão subir como a porta de entrada para o programa.

Os classificados receberão uma mentoria dos jurados e formarão três times com oito participantes cada na fase da Batalha dos Chefs. Na sequência, os chefs vão escolher um integrante de cada equipe para as disputas das semanas seguintes. É quando se inicia a fase Duelos, com provas relâmpagos. A quarta fase se chama Na Balança e terá provas mais elaboradas e decisivas para a classificação para as etapas seguintes, de semifinal e final.

Claude Troisgros, que já comandava programas similares no GNT, diz que há anos tinha a ideia de um programa como o Mestre do Sabor. Para ele, não é apenas uma competição culinária, é valorizar a profissão de cozinheiro e dar luz ao que se faz no dia a dia.

“Essa valorização de gente que faz um trabalho no Brasil todo, do pequeno produtor, faz parte do Mestre do Sabor e do dia a dia. A gente muitas vezes não sabe de onde vêm os produtos, e eles têm uma história linda. Isso é o início de tudo”, disse o chef, emocionado, durante entrevista coletiva.

Jurados

Avillez, Kátia e Paixão, jurados e mentores do reality. Foto: Samuel Kobayashi/Gshow divulgação.
Avillez, Kátia e Paixão, jurados e mentores do reality. Foto: Samuel Kobayashi/Gshow divulgação.

Os participantes de Mestre do Sabor terão de agradar os paladares não apenas de Claude Troisgros, mas também da carioca Kátia Barbosa, do mineiro Leo Paixão e do português José Avillez. Os chefs declararam que foram surpreendidos pelos candidatos durante as primeiras semanas de gravação.

“Aprendi muito sobre produtos brasileiros, coisas que a gente nem sabia que existia. Além disso, um olhar novo sobre produtos que a gente já sabia que existiam”, explica a chef Kátia Barbosa, que comanda os restaurantes Aconchego Carioca e Kalango, no Rio de Janeiro.

Avillez, dono de restaurantes em Lisboa e Porto, em Portugal, diz que tem se sentido em casa durante as gravações, principalmente pela experiência de conhecer os alimentos de pequenos produtores rurais, e que tem sido um aprendizado. “Eu vim de Portugal como convidado, tentando dar uma afinada no meu sotaque, era uma prova a mais. Cheguei aqui e descobri uma equipe absolutamente fantástica”, declarou.

O mineiro Leo Paixão foi mais incisivo nas suas avaliações. Exigente consigo próprio, ele faz uma mescla da alta cozinha francesa à tradicional culinária de Minas Gerais em seu restaurante Glouton. E foi isso que ele levou para o reality. “O fato de ser às cegas deixa a gente muito mais livre para fazer as interpretações de que a gente precisa. Mas é claro que, se a pessoa comete um erro muito grave, vamos apontar os defeitos, assim como as qualidades. É sempre um comparativo: vamos decidir entre os melhores”, explica.

Formato

O fiel escudeiro de Claude, João Batista, também participará do reality. Foto: Samuel Kobayashi/Gshow divulgação.
O fiel escudeiro de Claude, João Batista, também participará do reality. Foto: Samuel Kobayashi/Gshow divulgação.

Diretor artístico do programa, LP Simonetti explica que o formato é totalmente novo na TV aberta brasileira, e que ainda assim vai se moldando de acordo com o desenrolar da competição.

“A gente está buscando uma dinâmica nova para um reality show de culinária. Todo reality tem suas características e seus detalhes. A ideia era fazer um projeto original”, esclarece ressaltando que a emissora produz programas como este há mais de 15 anos, mas sempre dentro de outros programas na TV aberta.

Mestre do Sabor será exibido semanalmente na TV Globo com reprises dos episódios no GNT, além conteúdos exclusivos no GloboPlay e no Gshow.

VEJA TAMBÉM

Cozinha oriental com toque brasileiro vence o MasterChef 2019

Veja tudo o que rolou na décima edição do Prêmio Bom Gourmet

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]