Bebidas

Novidade

Vinícola paranaense lança Pura Birra: vinho com cerveja fermentado no método de champagne

Bebida será apresentada neste fim de semana durante um dos maiores festivais de vinho no Brasil, no Rio de Janeiro

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 03/08/2018 às 14h
Compartilhe

Um desafio proposto por um colega foi o primeiro passo para a criação da Pura Birra, uma bebida que usa uvas Merlot e uma base de cerveja. Heloise Merolli, proprietária da vinícola Legado, de Campo Largo, explica que durante um evento esportivo de bike no qual existiam várias cervejarias artesanais patrocinadoras, surgiu o conceito de uma bebida diferente. “Como eu conhecia o trabalho do Junqueira (o mestre cervejeiro André Junqueira) e tinha uma curiosidade em unir as duas coisas, criamos a bebida”, explica.

A Pura Birra está sendo lançada durante a ViniBraExpo 2018, um dos maiores festivais de vinho no Brasil, que será realizado neste final de semana no Rio de Janeiro.

<<< Leia  também: Festival da Cultura Cervejeira Artesanal terá 33 marcas locais

Pura Birra, vinho com cerveja, da Vinícola Legado. A graduação alcoólica é de 10%. Foto: Fernando Zequinão.

A Pura Birra levou quatro meses para ser desenvolvida. Em março de 2017 ela ficou pronta e ficou fermentando de abril de 2017 até julho agora. “Ela fermenta em garrafa como no método champenoise”, explica. E fica próxima de uma cerveja saison belga pelo tipo de malte de cevada, trigo e aveia e por agregar uma fruta. Segundo ela, a bebida tem um leve sabor de fruta, cremosidade e destacada acidez. Pode ser consumida já ou guardada para evoluir. Serão comercializadas apenas 360 garrafas. Elas estarão à venda a partir da semana que vem na vinícola e na loja virtual (R$ 52).

<<< Churrascaria KF ensina como fazer fraldinha na mostarda da casa

Parreiras de Sfizio Fiano, na Vinícola Legado. Foto: reprodução

Heloise conta que a vinícola vai esperar para ver a receptividade da bebida para aí fazer um novo envase. “A cerveja você pode fazer a qualquer época do ano, mas como usamos a uva, que é colhida em janeiro e fevereiro, temos um lote anual da bebida”, explica.

Não é a primeira vez que a vinícola participa da feira no Rio. No ano passado os vinhos da Legado faturaram dois prêmios: o Flair Brut, espumante branco elaborado com uvas Viogner pelo tradicional método champenoise (o mesmo usado na região de Champagne) conquistou o oitavo lugar na categoria dos espumantes, enquanto o Sfizio Merlot Lote 13 ganhou a medalha de bronze na categoria dos tintos. Hoje a vinícola tem em sua linha quatro espumantes, seis vinhos e agora a bebida híbrida.

E por que esse nome? Ele escolhido por causa do trocadilho com o termo birra, que em italiano quer dizer cerveja, e birra, em bom português, teimosia. De um lado é uma brincadeira, afinal a Pura Birra não é cerveja pura, de outro, foi feita mesmo por pura birra da proprietária da vinícola, que cansou de ouvir que “isso não ia dar certo”, foi lá e fez, por… Pura Birra!

Leia também:

>> Festival da Coxinha terá 10 sabores diferentes, além do tradicional frango

>> Portuguesa Filipa Pato conquista o mundo dos vinhos

SERVIÇO

A Vinícola Legado fica na Rodovia Raul Azevedo de Macedo 5.800, km 7 (a 20 Km do Parque Barigui), Campo Largo (PR). Loja virtual.  

 

Compartilhe

8 recomendações para você