i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Experimente!

Confira a dicas de chefs premiados para preparar saladas mornas

    • 11/06/2020 07:00
    Salada morna de kale com molho de iogurte e avelãs tostadas
    Salada morna de kale com molho de iogurte e avelãs tostadas| Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo

    Os Chefs 5 Estrelas, eleitos pelo Prêmio Bom Gourmet 2019, dão dicas de como preparar e temperar saladas mornas. Confira as dicas:

    >>> Conheça a trajetória de cada um dos Chefs 5 Estrelas

    Igor Marquesini, do Restaurante Igor 

    “No restaurante utilizamos algumas técnicas para fazer vegetais e folhas quentes, como confit, que é o cozimento em gordura a uma temperatura baixa (gosto de fazer batatas e cebola desta forma); branqueados, que é um cozimento em água que pode ter um choque térmico no gelo para depois finalizar de outra forma (gosto de folhas como couve, acelga ou vegetais como brócolis e cenoura desta forma). Para dar aquele gostinho especial, finalizamos na brasa.”

    Kazuo Harada, do Hai Yo

    “Minha sugestão é uma salada de repolho tostado. Esse vegetal é muito versátil e oferece uma grande variedade de nutrientes. Para fazer, deixo o repolho na brasa durante 5 minutos, e depois tempero com molho cítrico, bastante balsâmico, azeite, gengibre e alho. Sirvo quente mesmo. O diferencial desse preparo é o tostado por fora e a textura macia e saborosa por dentro. Outra dica é colocar o repolho inteiro dentro de uma brasa, e ir virando. Funciona como se estivesse em um micro-ondas, então por fora fica tostado, mas o miolo fica com aquela textura macia. Serve tanto como salada ou como acompanhamento.”

    Couve kale foi a escolhida da chef Kika Marder, do Sel et Sucre, para uma salada morna com avelãs
    Couve kale foi a escolhida da chef Kika Marder, do Sel et Sucre, para uma salada morna com avelãs| Leticia Akemi

    Lênin Palhano, do Nomade

    “Saladas quentes podem englobar uma infinidade de opções. Atualmente, tenho feito uma que gosto muito. Abóbora com brócolis tostados, sementes e queijo de cabra. Eu particularmente gosto dos vegetais levemente tostados (se tostar muito, ficam amargos demais). Intensificar doses de umami deixa tudo mais gostoso. Nessa receita, uso pó de shiitake e caldo de legumes muito concentrado. Quanto às folhas, são possíveis quentes sim. Couve é muito rápido e fácil. É só passar em uma frigideira quente com azeite e finalizar com limão e flor de sal.”

    Manu Buffara, do restaurante Manu

    “Folhas feitas na brasa ficam perfeitas para o inverno. Escolha as mais firmes como alface romana, endívia ou repolho e leve-as ao fogo um pouco antes de servir. Elas combinam com queijos, castanhas e molhos mais ácidos. Gosto muito de uma salada feita com endívias grelhadas, temperadas com redução de cítricos e finalizadas com guanciale fatiado finamente e lascas de queijo curado.”

    Kika Marder, do Sel et Sucre Bistro

    A chef Kika ensina o preparo de uma salada morna de couve kale grelhada com echalotes, molho de iogurte e avelãs tostadas, perfeita para os dias mais frios!

    Salada morna de kale com molho de iogurte e avelãs tostadas
    Salada morna de kale com molho de iogurte e avelãs tostadas| Leticia Akemi/Gazeta do Povo

    Salada morna de couve kale com echalotes, molho de iogurte e avelãs tostadas

    Chef Kika Marder, do Sel et Sucre Bistro
    PreparoFácil

    Ingredientes

    • 1 maço de couve kale (ou uma bandeja/embalagem)
    • 1 copo de iogurte grego
    • 1 echalote salteada no azeite
    • 2 colheres de azeite de oliva extra virgem 
    • 1/4 de folhas de menta picadas
    • 80 g de avelãs tostadas
    • 2 fatias de pão tostadasPeperoncino a gosto
    • Suco de meio limão-siciliano 
    • Pimenta-do-reino (qb)
    • Sal (qb)

    Modo de preparo

    1. Para o molho, adicione o iogurte, as echalotes salteadas, o azeite de oliva, o peperoncino, as folhas menta e o suco de limão em um bowl pequeno.
    2. Em uma frigideira, toste as avelãs rapidamente, sem deixar queimar.
    3. Tempere a couve com azeite de oliva, sal e pimenta e grelhe em frigideira quente rapidamente por 30 segundos de cada lado. Abaixe o fogo e deixe por mais 2 minutos.
    4. Rasgue as fatias de pão tostadas com a mão, tempere com sal, pimenta, raspas de limão e com o peperoncino.
    5. Para montar, coloque as folhas em um prato, regue com o molho e, depois, coloque as avelãs e as fatias de pão por cima.
    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.