Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Pão caseiro simples e rápido com fermento.
Receita de pão caseiro simples e rápido, da chef Patrícia Marques.| Foto: Patrícia Marques

Esta receita de pão caseiro simples e rápido com fermento biológico é ideal para quem não tem muito tempo disponível, mas deseja ter sempre um pão fresquinho em casa.

Quem mostra o preparo do pão caseiro é a chef boulanger/pâtissière Patrícia Marques, responsável pela Origem Padaria Artesanal. “Não pense que quanto mais fermentar o pão fica melhor. A massa muito pequena é sinal de que precisa crescer mais, mas monitore-a de perto para que não passe do ponto ideal de fermentação”, orienta.

Outra dica para essa receita de pão ficar no ponto certo é fazer o "teste da digital" na massa, colocando uma leve pressão com a ponta do dedo para notar a sua resistência. O local pressionado deve voltar à sua forma original, deixando apenas uma leve marca abaulada do dedo, ensina Patrícia.

Mais um cuidadinho que a chef recomenda: use sempre a cautela na hora de dar o ponto à massa, sem adicionar muita farinha ou água de uma só vez. Farinha demais deixará a massa seca e muita água a tornará pegajosa e difícil de manusear.

<< Veja também: Pão Petrópolis, o favorito dos cariocas, para fazer em casa e se deliciar

Toque especial

Segundo a chef Patrícia Marques, para deixar seu pão com aquela corzinha dourada, nada como misturar aproximadamente 30 ml de café (pronto para beber) no ovo para pincelar. O café dará uma reforçada na cor, sem alterar o sabor.

Para ter certeza de que o fermento biológico está ativado e pronto para ser adicionado aos outros ingredientes, basta perceber que a farinha ficará com a aparência "trincada" na parte superior da cova do fermento.

E veja um recado final da chef: para nunca mais errar na hora certa de tirar o pão do forno, use um termômetro culinário (tipo espeto) para medir sua temperatura interna. Ela nunca deverá ser inferior a 90°C.

Agora, vamos aos ingredientes da receita de pão caseiro fácil e rápido com fermento!

Pão caseiro

Patrícia Marques, da Origem Padaria Artesanal
Rendimentopara 1 pão de 1kg ou 2 pães de 500g cada

Ingredientes

  • 600 g de farinha de trigo branca - 4 xícaras
  • 185 ml de água (temperatura ambiente) - 1 xícara
  • 162 g de ovos - 3 ovos
  • 90 g de manteiga - 1/2 xícara
  • 42 g de açúcar refinado - 1/4 xícara
  • 30 g de leite em pó - 1/4 xícara
  • 12 g de sal - 1 colher de sopa
  • 9 g de fermento biológico seco - 1 colher de sopa

Tempo de preparo do pão caseiro:

  • Sova: 15min
  • Fermentação inicial: 1h
  • Fermentação final: 1h a 1h30
  • Forno: aproximadamente 30 min
  • Forma de pão (30 x 10 x 10 cm) para 1 pão de 1kg

Modo de preparo

  1. Em uma bancada ou tigela, coloque a farinha e o açúcar. Faça uma "cova" no meio e adicione o fermento e 1/3 da água. Misture o fermento e a água e cubra com a farinha.
  2. Assim que o fermento ativar (veja acima dicas da chef), adicione os demais ingredientes, exceto a manteiga. Amasse bem até incorporar toda a farinha. Na sequência, adicione a manteiga e sove a massa até ficar lisa e macia.
  3. Forme uma bola com a massa, deixando-a descansar por 1 hora em uma tigela coberta com um pano levemente úmido ou filme plástico. Ao final desse tempo, a massa deverá ter dobrado de tamanho.
  4. Enfarinhe a bancada para modelar o pão e unte a forma com manteiga. 

Opção de modelagem 1: abra toda a massa com rolo e depois enrole-a de forma bem apertada, deixando-a em formato cilíndrico, como um rocambole. Coloque-a na forma, deixando a parte da emenda do pão voltada para baixo.

Opção de modelagem 2: divida a massa em 3 ou 4 porções iguais, formando bolas. Cada porção deve ser boleada sobre a bancada, pressionando-as levemente até obter bolas regulares e lisas. Coloque as bolas de massa, uma ao lado da outra, dentro da forma (depois de fermentadas, as bolas se juntarão, formando um só pão).

Depois da modelagem

Pincele a massa com ovo batido, deixando crescer novamente por mais 1h ou 1h30. Ao final do tempo, a massa deverá pelo menos dobrar de tamanho (preenchendo a forma toda).

Pré-aqueça o forno a 180°C e asse por aproximadamente 30 a 40 minutos. Desenforme o pão e deixe esfriar sobre uma grade antes de cortar.

Agora, basta aproveitar seu pão fresquinho, de preferência acompanhado por um café. Sirva com manteiga, geleia ou com as pastinhas!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]