
Que tal uma receita simples de chocolate quente para deixar seu dia mais especial e aconchegante?
O chocolate quente teve origem na Jamaica onde era chamado de “bebida dos Deuses”, se popularizou na Europa no século 19 e, mais tarde, conquistou o mundo todo, e os brasileiros!
Cada um tem seus truques para preparar esta bebida quente, uns preferem mais ralinha, outros com mais cremosidade. Polyana Rodrigues, chef da Grué Atelier, empreendedora e estudiosa sobre cacau e chocolate, formada em um instituto na Bélgica, ensina a versão mais cremosa.
Ela orienta tomar cuidado extra na hora de acrescentar o amido para “engrossar” o preparo. “O uso do amido é o que dá a cremosidade, mas não adianta colocá-lo na receita e não bater bem, pois ele perderá o efeito. Por isso, mantenha o ritmo e a intensidade com a colher”, explica a chef.
Na hora de servir, você pode caprichar na decoração, para criar um visual surpreendente e deixar o sabor muito mais intenso. “Use uma caneca ou copo de vidro e coloque no fundo pedaços de chocolate branco. Depois, coloque o chocolate quente e polvilhe cacau em pó. O chocolate branco deixa o preparo mais doce e dará um efeito lindo”, diz Polyana.
Agora, vamos à receita de chocolate quente cremoso!
Chocolate quente
Ingredientes
- 300 ml de leite quente
- 30 g de chocolate ao leite picado
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 1 colher de chá de amido de milho
Modo preparo
- Ferva o leite com o amido. Transfira para o copo do mixer ou do liquidificador, acrescente o chocolate, o cacau e bata bem. Sirva em uma caneca e aproveite! Adicione açúcar, caso queira o chocolate quente mais docinho.