Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Receita chocolate quente, da chef Polyana Rodrigues.
Receita chocolate quente, da chef Polyana Rodrigues.| Foto: Arquivo/chef Polyana Rodrigues.

Que tal uma receita simples de chocolate quente para deixar seu dia mais especial e aconchegante?

O chocolate quente teve origem na Jamaica onde era chamado de “bebida dos Deuses”, se popularizou na Europa no século 19 e, mais tarde, conquistou o mundo todo, e os brasileiros!

Cada um tem seus truques para preparar esta bebida quente, uns preferem mais ralinha, outros com mais cremosidade. Polyana Rodrigues, chef da Grué Atelier, empreendedora e estudiosa sobre cacau e chocolate, formada em um instituto na Bélgica, ensina a versão mais cremosa.

Ela orienta tomar cuidado extra na hora de acrescentar o amido para “engrossar” o preparo.  “O uso do amido é o que dá a cremosidade, mas não adianta colocá-lo na receita e não bater bem, pois ele perderá o efeito. Por isso, mantenha o ritmo e a intensidade com a colher”, explica a chef.

Na hora de servir, você pode caprichar na decoração, para criar um visual surpreendente e deixar o sabor muito mais intenso. “Use uma caneca ou copo de vidro e coloque no fundo pedaços de chocolate branco. Depois, coloque o chocolate quente e polvilhe cacau em pó. O chocolate branco deixa o preparo mais doce e dará um efeito lindo”, diz Polyana.

Agora, vamos à receita de chocolate quente cremoso!

Chocolate quente

Polyana Rodrigues, chef da Grué Atelier
Tempo de preparo10 minutos
Rendimento1 caneca
PreparoFácil

Ingredientes

  • 300 ml de leite quente
  • 30 g de chocolate ao leite picado
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de amido de milho

Modo preparo

  1. Ferva o leite com o amido. Transfira para o copo do mixer ou do liquidificador, acrescente o chocolate, o cacau e bata bem. Sirva em uma caneca e aproveite! Adicione açúcar, caso queira o chocolate quente mais docinho.
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]