Eventos

Restaurante sem paredes e itinerante passa pelo Paraná

Banquete ao ar livre aconteceu na Vinícola Araucária, em São José dos Pinhais, com pratos exclusivos preparados pelo chef Lênin Palhano, do Restaurante Nômade

por Katia Michelle, especial para Gazeta do Povo Publicado em 11/03/2016 às 08h
Compartilhe
Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo.

Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo.

No último sábado (5) foi a vez do Paraná sediar uma das etapas do Projeto Gastronômade Brasil, evento itinerante que passa por diversas regiões do país e também pelo Uruguai, com o objetivo de levar a culinária para um restaurante sem paredes. Em território paranaense, o local escolhido foi a Vinícola Araucária, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Quem desenvolveu as receitas foi o Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet 2015 Lênin Palhano, que comanda a cozinha do Nomade, no hotel Nomaa, em Curitiba, e declara total sinergia com o projeto criado para valorizar também ingredientes locais e pequenos produtores.

O chef Lênin Palhano foi o anfitrião da etapa paranaense do evento: "Total sinergia com o projeto". Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O chef Lênin Palhano foi o anfitrião da etapa paranaense do evento: “Total sinergia com o projeto”. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

“Eu sempre procurei desenvolver meus pratos com produtos mais saudáveis. Não digo orgânico porque a certificação  é mais difícil, mas conhecer a origem dos produtos faz toda a diferença”, conta. O cardápio desenvolvido para o Gastronômade, começava com chips de batata doce com peixe curado, seguido de carne de onça sobre torradas. As entradinhas foram servidas enquanto os convidados chegavam e degustavam o Poty Brut, espumante produzido na Vinícola Araucária, antes de sentarem à mesa montada ao ar livre.

Convidados foram recebidos com espumantes produzido no local. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.

Convidados foram recebidos com espumantes produzido no local. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.

A proposta do evento, aliás, é justamente essa valorização do que se faz na região. Os convidados pagavam um preço fechado (variava entre R$ 265 a R$ 305, dependendo do lote comprado) para degustar os pratos produzidos especialmente para a etapa paranaense e também os espumantes e vinhos produzidos pela vinícola.

Rabada com milho e agrião. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.

Rabada com milho e agrião. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.

Caldinho de milho com bacon Monte Bello, harmonizado com o Poty Brut; palmito pupunha com vegetais orgânicos e espuma de limão, harmonizado com Angustifólia Chardonnay; Rabada com milho e agrião, harmonizado com o Gralha Azul Cabernet Franc e o Pescoço de Cordeiro ao molho chevre a l’huile, aroeira e raízes completaram o cardápio.

Pescoço de Cordeiro: 12 horas de preparo. Foto Daniel Castellano/Gazeta do Povo.

Pescoço de Cordeiro: 12 horas de preparo. Foto Daniel Castellano/Gazeta do Povo.

O pescoço de cordeiro foi uma das apostas do chef. “São 12 horas de preparo de uma carne que não é tão aproveitada e fica muito saborosa”, conta. Para fazer o prato, a carne é desossada, selada, cozida e depois assada novamente.

“Achei o cardápio incrível e a experiência de participar de um evento assim é muito gratificante”, conta o empresário Luiz Carlos Borges da Silveira Filho, que foi com a esposa, Anelise Peters Borges da Silveira, conferir o projeto pela primeira vez. Acostumados a viajar em empreitadas gastronômicas, eles ficaram surpresos com o local e a harmonização dos vinhos produzidos no Paraná. “Foi uma surpresa positiva para nós”, disse o empresário.

O casal Luiz Carlos e Anelise comparam a experiência a eventos internacionais. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.

O casal Luiz Carlos e Anelise comparam a experiência a eventos internacionais. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.

Surpresa literal, diga-se de passagem, pois uma das características do evento é não divulgar o cardápio com antecedência. Essa foi a primeira vez que Lênin participou do Gastronômade. “Acho que é uma oportunidade incrível de estreitar o elo do cozinheiro com o campo”, diz.

Além dele, participa da etapa 2016 do projeto Jimmy Mcmanis, o chef ‘ogro’ que apresenta um quadro sobre culinária de rua no programa Mais Você (transmitido pela RPCTV), da Ana Maria Braga. Ele fará um almoço em Valença (RJ) no sábado (12).

O evento, que se inspira no famoso festival gastronômico norte-americano Outstanding in the Field já apresentou 48 edições.  Este é o quinto ano do projeto no país e a terceira vez que o Gastronômade passa pelo Paraná. Em 2013, o evento foi realizado na antiga estação ferroviária de Antonina e foi conduzido pela chef Manu Buffara, do Manu; já em 2014, o chef Hermes Custódio preparou um banquete no Castelo do Batel, em Curitiba.

Compartilhe

8 recomendações para você