Colunistas

Conversa Temperada

Rolando Massinha… rolando tudo!

Nádia Schiavinatto faz o perfil de Rolando Vanucci Júnior, um dos pioneiros dos food trucks no Brasil

por Nadia Schiavinatto Publicado em 13/11/2014 às 00h
Compartilhe
Fotos: Henrique Peron/Divulgação

Fotos: Henrique Peron/Divulgação

O chef Alex Atala disse, certa vez, que “a comida de rua talvez seja o cartão de visita de uma cidade”. E numa metrópole como São Paulo, aqueles que conseguem oferecer uma comidinha bem feita, saborosa e a preços camaradas acabam se destacando. Esse é o caso de Rolando Vanucci Júnior, um dos pioneiros dos food trucks. Em 2008, estacionou sua Kombi colorida na Avenida Sumaré, no bairro Perdizes, não para vender cachorro-quente e sim fettuccine, nhoque, mezzaluna, ravióli, tortelli… Não deu outra! A “cantina” sobre rodas – com massas frescas, molhos caprichados e o simpático atendimento do dono – fez sucesso e caiu no gosto dos paulistanos! E foi lá que ficou conhecido como o Rolando Massinha. Exigente, a higiene e a organização se tornaram suas características mais marcantes! Herança do pai que tinha uma oficina mecânica e usava um avental branco limpíssimo.

Quem hoje conhece Rolando, não imagina as poucas e boas que ele já passou nesta vida. Como não gostava de estudar, o menino que nasceu em Pernambuco queria mesmo era trabalhar. “Já fui carregador de sacolas na feira, limpador de peixe, sacoleiro, digitador, vendedor de sucos e lanches, assistente de produção, fotógrafo, camelô, gerente de loja, pintor de parede e empreiteiro de obras. Vivi também maus momentos e cheguei a passar fome!”, conta ele, lembrando que quando chegou nesta situação, resolveu bater na porta de uma família conhecida em Belo Horizonte. “Eles me ofereceram moradia temporária e ajuda financeira. Ali montei um bistrô, onde vendia massas. Não demorou muito e o local virou ponto para jornalistas, músicos e pessoal do teatro. Tudo ia bem, mas veio uma nova rasteira da vida. Perdi tudo e tive de começar do zero”.

Já morando em São Paulo, casado e pai de uma menina, Rolando, decidiu comprar uma Kombi. Intuitivo, veio a ideia de vender macarrão. Andrea, sua mulher, achou que ele tinha enlouquecido. E não é que a “loucura” deu certo! Atualmente, Rolando é um empreendedor. Depois de muitos anos de la-buta, trabalhando de segunda a segunda, além de uma fábrica de massas e um delivery, suas Kombis têm pipocado pela capital paulista em novas versões: Rolando Doguinho, Rolando Churrinho, Rolando Espetinho, Rolando Pizzinha, Rolando Kebabinho, Rolando Esfirrinha, Rolando Burguer e por aí vai.Com a expansão dos negócios, o empresário conta que também estão pre-vistas franquias. Em breve, os cariocas vão poder provar as comidinhas de sua marca. Não é à toa que Atala já o chamou de “herói da cozinha de rua”.

ONDE
Rolando Massinha (www.rolandomassinha.com.br) – Avenida Sumaré, 611 – no estacionamento da Concessionária Volkswagen Amazon Automóveis, em São Paulo (SP). Delivery – Rua Dr. Homem de Melo, 960. Fones: (11) 2359-2412 e (11) 2359-2397.

***

Nadia Schiavinatto, jornalista e apaixonada pela gastronomia e seus personagens.

nschiavinatto@gmail.com/ www.gazetadopovo.com.br/blog/conversatemperada

Compartilhe

8 recomendações para você