• Carregando...

Na última quarta-feira, a dona de casa Alessandra Wiacek, de 40 anos, encantou o Brasil com um brigadeiro diferente: com toque de pão de mel e especiarias. A curitibana, amante da cozinha — sobretudo dos doces –, venceu o disputado concurso “O melhor brigadeiro do Brasil”, promovido pela Nestlé.

Além do reconhecimento, levou para casa um prêmio de R$ 90 mil.

Para vencer, Alessandra eliminou outra paranaense que chegou até as semifinais. A representante comercial Edenise Berdack, de 48, chegou quase lá: sua receita terminou entre as dez melhores do concurso.

O Bom Gourmet conversou com as finalistas para saber quais são os segredos das receitas:

Qual foi o brigadeiro que você inscreveu no concurso e qual a história da receita?

Alessandra: Há uns dois anos, eu tinha um restaurante alemão. Um dia ele estava lotado e meus dois filhos queriam comer coisas diferentes, um queria brigadeiro e outro queria pão de mel. Foi daí que surgiu meu brigadeiro, que tem pitadas de cravo-da-Índia, cardamomo – que eram especiarias que eu tinha disponível no momento — e essência de pão de mel. A receita deu certo e acabou fazendo sucesso.

Edenise: Minha receita, na verdade, foi inventada pela minha mãe. É um brigadeiro com paçoca, que ela criou quando eu era criança. Meus pais não tinham dinheiro para comprar ovos de Páscoa, então minha mãe fez esse docinho porque eu sou louca por paçoca. Além de ser gostoso, tem um sabor de infância.

Qual o segredo do seu brigadeiro?

Alessandra: Quando vou misturar o chocolate ao leite condensado, sempre o coloco em lascas ou levemente derretido. E, sobre a essência de pão de mel, como ela é um pouco difícil de conseguir, dá para trocar por essência de mel mesmo. A diferença é que a essência de mel é um pouquinho menos concentrada, então ponho mais – são cinco gotinhas de essência de pão de mel ou 15 da de mel. Tanto as essências quanto as especiarias podem ser encontradas no Mercado Municipal.

Edenise: Para quem gosta muito de paçoca, como eu, o segredo é não triturá-la muito na hora de colocar no brigadeiro, para que os pedacinhos se misturem à massa e você sinta quando for comer. Eu sempre coloco as paçocas no final do processo, quando o brigadeiro está quase no ponto.

O resultado do concurso sai no próximo dia 31, e pode ser conferido pelo site oficial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]