Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Prêmio Bom Gourmet 2021
Edição de 2021 tem novas categorias e dinâmica para mostrar as mudanças da gastronomia.| Foto: Bigstock

O Prêmio Bom Gourmet há mais de uma década valoriza os melhores sabores, iniciativas e empreendimentos de Curitiba. A cada ano este grande guia se renova para acompanhar a evolução e transformação da gastronomia. Saímos da premiação de 2019 - a dos 10 anos - com um guia superatualizado da cidade. Fomos interrompidos pela pandemia e voltamos agora, em 2021, com outra missão e, com certeza, a mais desafiadora: fazer um grande mapeamento deste novo quadro que se formou na gastronomia.  

Em 2021, não haverá vencedores, não vamos apontar primeiros lugares ou o melhor de cada categoria. Na 11.ª edição do Prêmio, os destaques de cada etapa serão apresentados em listas que serão formadas a partir das indicações on-line do público e de jurados convidados. Nosso objetivo é direcionar os holofotes para as tendências que estão surgindo, para o novo cenário que se formou em Curitiba e região, e que está à espera de ser redescoberto.

O mundo não parou; ele mudou. O comportamento das pessoas, a forma de consumo e a estratégia de negócio estão transformados. Um novo mercado se estabeleceu e agora precisa ser reconhecido.

Prêmio Bom Gourmet 2021
Novo conceito do Prêmio de 2021.

A nova edição mostrará o retrato do que aconteceu a partir de janeiro de 2020. Neste período, quando a pandemia começou a dar as caras, o mundo pediu para que as portas se fechassem, e apesar das adversidades o setor de gastronomia prosseguiu. Muitos optaram por abrir, apostar e reinventar. Ou até mesmo por segurar sua portinha para que ela fosse resistente ao furacão. Outros, expandiram sua atuação para o virtual, para o delivery ou até mesmo para as redes sociais.

Ao longo destes meses, o Bom Gourmet acompanhou cada passo de transformação gastronômica em meio às incertezas. Colocamos nossa força e foco nas ferramentas de apoio para que pudessem seguir adiante e registramos muita superação.

E é por isso que esta edição olha para o setor pelo prisma da resiliência, criatividade, coragem, inovação e perseverança. Adjetivos que fizeram com que empresários buscassem oportunidades para fazer algo significativo com coragem e determinação.

Nosso foco, que sempre priorizou o sabor para definir as categorias do Prêmio, agora dará vez para destacar os estabelecimentos e profissionais, mostrando este novo retrato em um grande mapa de sugestões e oportunidades. E para ressaltar toda essa movimentação, temos novas categorias e nova dinâmica.

Vivemos um novo momento. Uma nova gastronomia. Um novo prêmio! Quatro grandes parceiros já estão com a gente nesta jornada como Patrocinadores: Tainá Alimentos, Stella Artois, COGECOM e Gold Food Service e como Apoio: Platinox e FoodCo. Queremos nos conectar com as pessoas e com esse novo cenário. Além de ajudar a reconhecê-lo, estimular as pessoas a redescobrirem os espaços à sua volta. Vem com a gente!

Prêmio Bom Gourmet 2021

Conheça as etapas do Prêmio Bom Gourmet 2021:

Popular – Novidades 

A jornada do Prêmio Bom Gourmet 2021 começa com a abertura das indicações na etapa Popular – Novidades, no dia 9 de agosto, no site do Prêmio (www.premiobomgourmet.com.br). Quem abriu um negócio e se destacou em meio às incertezas e adversidades dos últimos tempos? Para montar este retrato, queremos a sua participação, a sua voz, o seu olhar. Nos conte o que viu surgir na sua vizinhança e o que você consumiu no bairro e rua onde mora. Os 30 estabelecimentos mais indicados até o dia 30 de agosto vão compor o guia das novas iniciativas que surgiram durante a pandemia e serão revelados na edição especial do Prêmio no dia 27 de novembro.

Nesta fase, HAUS, plataforma de arquitetura, design e decoração da PinÓ, fará uma curadoria entre os 30 novos empreendimentos indicados da etapa anterior e selecionará projetos que apresentam soluções adequadas ao momento que vivemos. Para esta seleção, contará com um grupo especializado de profissionais.

Popular - Especialidades 

A etapa também terá indicação do público e será realizada de 06 a 27 de setembro. O foco não será no prato ou produto, mas o estabelecimento da preferência do leitor - a experiência como um todo. Algumas das categorias que abrem para indicação popular são Cafeteria; Padaria; Doceria; Pizzaria; Hamburgueria; Dogueria; Casa de massas; Casa de carnes; Restaurante oriental; Local com espaço aberto (Urbano); Local com em  espaço aberto (Rural); Opção de Almoço; Restaurante oriental. Na fase, os nove estabelecimentos mais indicados pelo público em cada categoria entrarão para o grande guia do Prêmio. 
<< Dê a sua indicação agora  

Prêmio Bom Gourmet 2021
Padaria é uma das categorias da Etapa Popular - Especialidades. | Bigstock

Jurados convidados - Estabelecimentos gastronômicos/Especialidades

Com base nas mudanças de consumo, o Prêmio também terá categorias que exigem jurados convidados, consumidores que são assíduos compradores de determinados tipos de produtos e serviços. Este júri vai indicar estabelecimentos em categorias como Onde comprar vinho; Onde comprar cerveja; Restaurante; Entrega; Vende de tudo.

Seleção Bom Gourmet

Aqui, um júri especializado em gastronomia – que acompanha a movimentação do mercado – será formado para apontar as tendências de forma categorizada. Nesta etapa acontecerá uma análise das mudanças registradas nos últimos anos e o impacto da pandemia nos estabelecimentos e profissionais que atuam neste segmento. 

Algumas das categorias retratadas são Histórias de mudança de rumo; Bares que se reinventaram; Anjos do setor; o fenômeno das portinhas gastronômicas; Lugares especializados em prato único; Melhores experiências em casa; Restaurantes/Empresários resilientes; Para ficar de Olho - profissionais que serão apostas para 2022; Por onde andam os Chefs 5 Estrelas; Valorização da cadeia produtiva; Menus especiais/degustação/confiança.

1,6 mil estabelecimentos reconhecidos em 10 anos do Prêmio Bom Gourmet!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]