Produtos & Ingredientes

Dia do Pão de Queijo! 4 lugares onde comer

Para que a data não passe em branco, o Bom Gourmet te dá algumas dicas, uma receita para fazer em casa e um roteirinho de onde encontrá-lo em Curitiba

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 17/08/2016 às 09h
Atualizado em 16/08/2018 às 14h
Compartilhe
pão de queijo-salgado-receita

O ideal é usar o queijo meia cura. Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo.

Nesta sexta, 17, comemora-se o Dia do Pão de Queijo, uai! Para que a data não passe em branco o Bom Gourmet resolveu homenagear o quitute mais brasileiro de todos com algumas dicas, uma receita e um roteirinho de onde encontrá-lo em Curitiba.

É difícil precisar quando a receita do brasileiríssimo pão de queijo foi criada. Dizem que foi por volta de 1700. O preparo original também tem diversas versões. Tanto que, no Dicionário de Gastronomia de Myrna Corrêa, o pão de queijo é caracterizado como um pãozinho feito com polvilho, leite ou água, banha ou óleo e queijo ralado (preferencialmente meia cura). O que é certo é que ele foi uma espécie de adaptação porque na época as cozinheiras mineiras não tinham acesso à farinha de trigo e lançaram mão do polvilho.

>>> Polvilho doce ou azedo, veja as diferenças

O chef de cozinha mineiro radicado em Curitiba, João Dominitini, preparou para o Minuto Gourmet a receita de pão de queijo mineiro da sua mãe. Ele comenta que muita gente usa mistura pronta ou aromatizantes. O ideal, segundo ele, é também usar os polvilhos doce e azedo. O azedo, devido a sua melhor capacidade de expansão, confere uma consistência aerada e leve e, quando esfriam, os pães de queijo ficam sequinhos. Com o doce, ele fica mais uniforme, denso e crocante.

A chef Camila Kaminski, do Empório Kaminski, diz que o pão de queijo tradicional é o mais pedido nas lojas. Ele leva polvilho doce, queijo muçarela e óleo, com massa mole e pingada. Sabor suave e leve (a fornada sai sempre às 8 horas). O pão de queijo mineirinho leva na receita polvilho azedo e doce, queijo meia cura e óleo, e tem massa consistente e moldada. Saem fornadas de 30 em 30 minutos. Quem quer um sabor “a mais”, tem ainda o pão de queijo de calabresa, com polvilho azedo e doce, calabresa, cheiro verde, queijo muçarela e óleo.

pão de queijo-salgado-receita

No Café Du Centre há opções recheadas. Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo

No Café du Centre, além dos generosos doces, os pães de queijo constam no cardápio. Algumas das opções são o pão de queijo recheado com parma e catupiry e com doce de leite argentino.

Na Tasty Salad Shop, especializada em saladas e comidinhas leves, o pãozinho de queijo é feito com tapioca. Ele é vendido por R$ 3,50 (a unidade) nas lojas do Centro Cívico e do Juvevê.

pão de queijo-salgado-receita

Na Tasty Salad Shop, o pão de queijo é feito com tapioca. Foto: Patricia Lion/ Gazeta do Povo

***

Serviço

Empório Kaminski. Avenida Sete de Setembro, 6355, Seminário — (41) 3342-7371. De segunda a domingo, das 6h30 às 22 horas. Avenida Iguaçu, 2735, Água Verde – (41) 3242-4072. De segunda a sábado, das 6h30 às 20 horas.

Café Du Centre. R. Francisco Rocha, 643, Batel – (41) 3044-5566. Abre de terça a domingo, das 15 às 22 horas.

Tasty Salad Shop. R. Cândido de Abreu, 526, Cabral. Rua Moysés Marcondes, 405, Juvevê — (41) 3121-2221. Abre de segunda a sexta, das 11h30 às 19 horas.

Compartilhe

8 recomendações para você