Baixa Gastronomia

Colunistas

Uma salva de palmas ao Mikado

Na coluna de janeiro, Rafael Martins e Guilherme Caldas falam do fim do tradicional restaurante do centro de Curitiba e do hambúrguer do Denver Burger & Grill que está fazendo sucesso

por Rafael Martins e Guilherme Caldas Publicado em 15/01/2016 às 22h
Compartilhe
Fotos: Rodrigo Sóppa/Gazeta do Povo

Foto: Rodrigo Sóppa/Gazeta do Povo

Nem bem faz um mês que seo Kenji e dona Michiko baixaram as portas definitivamente e quase não ouvimos outra coisa. “Que saudades do Mikado, pô!” “Andei sonhando com o rissole de peixe.” “Mano, e aquele peixe à milanesa?”

Estamos todos com saudades do Mikado. E nem falamos só da comida caseira e reconfortante que a casa servia, preparada pela própria dona Michiko – aliás, palmas para a Flávia Schiochet que conseguiu algumas das já históricas receitas da casa e as publicou no site do  Bom Gourmet.

Sentimos muita falta da atmosfera do lugar. O Mikado tinha algo de uma Curitiba quase perdida, provinciana, amistosa. Era chegar e encontrar meia dúzia de amigos e outras mais de conhecidos almoçando. As mesas, quase todas grandes, acabavam por fazer com que quem estivesse sozinho dificilmente almoçasse calado. Pois o curitibano é simpático, sim – ou ao menos o Mikado nos fazia querer ser.

Mas que não nos leiam mal. Longe de pretendermos soar melancólicos, estamos é felizes por termos frequentado o Mikado ao longo de tantos anos (ainda que para sempre arrependidos de não escrever sobre o restaurante enquanto esteve aberto). É bom saber que seo Kenji e dona Michiko estão aproveitando mais a vida, ao lado dos filhos, dos netos. Com a sensação de dever cumprido, como não?

Assim, só no resta pedir (mais) uma salva de palmas aos dois e a todos os funcionários que tocaram o Mikado.

***

The best burger in the (New) World

Foto: Rodrigo Sóppa

Foto: Rodrigo Sóppa

Aberto há pouco menos de 3 anos, o Denver Burger & Grill, já é referência na região e a Equipe Baixa Gastronomia (EBG) pode verificar in loco que a fama não é à toa. Pedimos um Denver Burger e sua versão tunada: o Denver Bacon, ambos saídos da grelha comandada por Luís Carlos, um dos proprietários.

A decoração do lugar lembra um pouco uma certa rede que diz fazer o melhor hambúrguer do mundo, mas a Denise, também proprietária e esposa de Luís Carlos, deixa claro que o Denver caminha com as próprias pernas: “nossa receita é totalmente diferente”.

Se é, ou não, confiamos na informação da Denise. O que sabemos, com certeza, é que o Denver não fica devendo nada a certos locais “elegantes e descolados” que, volta e meia, nos assombram pela cidade.

Outra dica é pedir a maionese da casa, preparada com cebola frita.

Onde

Rua Aleixo Skraba , 114, Novo Mundo – (41) 3268-3297.

Preço

Denver Burger – R$ 17,50 e Denver Bacon – R$ 19,30

Atende

De segunda a sábado, das 11h30 às 14h e das 18h às 24h. Domingos, apenas jantar.

Compartilhe

8 recomendações para você