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Portos de Itapoá e São Francisco do Sul

Santa Catarina vai usar sedimentos de dragagem para alargar praias

Praia de Itapoá
Sedimentos retirados durante dragragem nos portos de São Francisco do Sul e Itapoá vão contribuir para recuperar três praias no litoral norte de Santa Catarina. (Foto: Diego Mansur/Prefeitura de Itapoá)

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A licitação das obras de dragagem do canal de acesso aos portos de São Francisco do Sul e de Itapoá, na Baía da Babitonga, deve ser lançada neste mês de março. A expectativa é que os trabalhos comecem durante este primeiro semestre e tenham duração de 10 meses. A proposta é usar sedimentos retirados com a dragagem para a recuperação de ao menos três praias da região sul de Itapoá, no litoral norte de Santa Catarina.

A dragagem vai aumentar a profundidade do canal externo de acesso aos dois portos, de 14 metros para 16 metros, permitindo a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento. A obra tem recursos oriundos de uma parceria público-privada (PPP), com custo de R$ 324 milhões.

Será a primeira vez no Brasil que a dragagem portuária será utilizada para a recuperação de praias.

O porto público de São Francisco do Sul vai aportar R$ 24 milhões e o terminal privado de Itapoá vai investir R$ 300 milhões, valor que deve ser retornado por descontos nas tarifas portuárias ao longo de 12 anos. “Este contrato de parceria deve ser assinado em março. Importante ressaltar que a devolução do investimento (para o porto) de Itapoá será em cima das tarifas geradas pela entrada dos navios maiores, que hoje não atracam por falta de profundidade”, explica o presidente do porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira.

Em junho do ano passado, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), assinou o protocolo de intenções para viabilizar o modelo de financiamento para a obra. “São grandes obras: o aprofundamento e alargamento do canal de acesso da Baía da Babitonga e o alargamento de praias de Itapoá”, destacou ele então.

A primeira etapa dos trabalhos é a suavização da curva do canal, com a ideia de melhorar a segurança da navegação. Em seguida será feito alargamento e um realinhamento ao trecho inicial, executando o aprofundamento para 16 metros. Enquanto é feita a dragagem, os sedimentos já serão depositados para o alargamento das praias, que devem ficar com 40 a 60 metros de faixa de areia.

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Depois da assinatura do contrato de parceria entre os dois portos, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) deve ser comunicada, para que no final de março seja publicado o edital para a escolha da empresa que executará os trabalhos. O material retirado do mar será usado para o alargamento da faixa de areia das praias da Baía da Babitonga, da Figueira e do Pontal, todas na região do porto de Itapoá.

Serão 15 milhões de metros cúbicos, mas a utilização depende do tipo de sedimento que for encontrado, pois existe a possibilidade de que nem todo o material retirado seja utilizável, o que pode reduzir a extensão do alargamento. Essa será a primeira vez no Brasil que a dragagem portuária será utilizada para a recuperação de praias.

“Com o alargamento na praia haverá́ mais areia e, consequentemente, mais espaço para atividades como banho de sol, esportes aquáticos, caminhadas e outras formas de lazer, atraindo um público mais amplo. Melhorias na infraestrutura tornam a praia mais atrativa para moradores e visitantes”, aponta o prefeito de Itapoá, Jefinho Garcia (MDB).

Praia de Itapoá projeta alargamento com um volume de 15 milhões de metros cúbicos de areia.Praia de Itapoá projeta alargamento com um volume de 15 milhões de metros cúbicos de areia. (Foto: Diego Mansur/Prefeitura de Itapoá)

Itapoá possui a maior extensão de litoral de Santa Catarina, com 32 quilômetros de praias. A erosão em alguns balneários impede atividades na orla. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da obra de dragagem do canal da baía identificou que as atividades praticadas ao longo do tempo pelos portos contribuíram para a erosão costeira em Itapoá.

Como mitigação, o alargamento foi inserido no mesmo licenciamento da dragagem, que também deve reconstituir as dunas frontais e plantio de restinga. Outros pontos com ampla erosão no litoral de Itapoá também devem ser recuperados, mas com iniciativa municipal.

O objetivo é atender primeiramente os balneários Brasília e Cambiju, na área central do município. “As áreas próximas à praia alargada tendem a valorizar, o que pode impulsionar o mercado imobiliário local. O aumento do fluxo de turistas gera mais demanda por serviços e produtos, como hospedagem, alimentação e comércio, impulsionando a economia local”, aponta o prefeito de Itapoá.

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Com o resultado das obras do canal externo dos portos, Itapoá vai ganhar destaque nacional na prática de alargamento de praias. A faixa de areia da praia central de Balneário Camboriú recebeu 2,2 milhões de metros cúbicos de sedimentos. A obra, concluída no final de 2021, ampliou a orla da praia de 25 para 70 metros de largura. Foram investidos R$ 90 milhões.

Em Matinhos, no Paraná, foram depositados 3 milhões de metros cúbicos de areia. O alargamento foi realizado entre o canal da Avenida Paraná e o Balneário Flórida. Toda a orla foi revitalizada o investimento foi de R$ 314,9 milhões.

O município do norte de Santa Catarina entrará para a história não apenas pela inovação em usar sedimentos do aprofundamento de um canal portuário, mas também pelo volume de areia, 15 milhões de metros cúbicos.

Itapoá lidera o crescimento populacional em Santa Catarina, com 247,84% de aumento em 22 anos. A cidade conta com população de 34.546 pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2024. Entre o começo de dezembro e final de fevereiro, na alta temporada, o município recebe mais de 1 milhão de pessoas.

Portos da região batem recordes

Além de contribuir com a revitalização das praias do município, os dois portos da região favorecem o crescimento econômico. Em 2024, o porto de São Francisco do Sul movimentou 17 milhões de toneladas de mercadorias, o maior volume desde a sua inauguração, há 70 anos. O terminal é responsável por 3.924 postos de trabalho, sendo 275 colabores diretos.

Já o porto de Itapoá registrou a marca de 14 milhões de toneladas, crescimento de 19% em relação a 2023. Em janeiro de 2025, o terminal bateu um recorde de movimentação mensal, com 71.572 toneladas de cargas. O porto também bateu recorde de atracação de navios, com 63 embarcações operadas ao longo do mês. O terminal emprega pouco mais de 1,7 mil colabores diretos e mais de 7 mil indiretos, sendo o maior empregador do município.

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