• Carregando...
Apagão
Apagão atingiu estados de todas as regiões do país, com uma queda brusca na geração de energia por volta das 8h30.| Foto: Sebastião Moreira/EFE

O Distrito Federal e 25 estados de todas as regiões sofreram um apagão na manhã desta terça (15). Segundo relatos de usuários, a energia começou a parar de ser transmitida por volta das 8h20 no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Em alguns deles, o desabastecimento de energia elétrica durou apenas alguns minutos, segundo relatos de usuários. Em outros, se prolongou por mais tempo.

Apenas o estado de Roraima não foi afetado, por não ser conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que houve uma ocorrência na rede de operação do SIN que interrompeu a transmissão de 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste.

"Houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência", disse o ONS em uma nota no começo da tarde.

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que a ocorrência foi uma falha em Imperatriz (MA), onde há uma subestação de uma linha de transmissão de energia.

O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia (MME), disse à tarde que ocorreram duas falhas simultâneas provocadas, inicialmente, por uma sobrecarga de energia no Ceará, e que de 27 a 29 milhões de pessoas foram afetadas em todo o Brasil pelo apagão. Ele determinou que a Polícia Federal e a Abin investiguem o apagão.

O ONS afirmou que a origem exata do apagão deve ser conhecida até quinta (17).

Até o começo da tarde, o abastecimento havia sido normalizado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, sendo totalmente recuperado no Norte e no Nordeste às 14h30 e "restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades", segundo balanço do MME.

Às 14h02, a carga total de energia alcançou 74,1 mil MW, acima do pico de 73,3 mil MW registrados pela manhã minutos antes da queda.

A Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) disse, no final da manhã, que as empresas estavam "atuando em regime de contingência para a normalização" do abastecimento.

Queda para evitar danos

A interrupção, segundo o ONS, aconteceu por conta de uma falha classificada como “abertura da interligação Norte-Sudeste”, e que está apurando as causas do ocorrido. A interligação do sistema elétrico levou à queda de energia em outras regiões do país.

"A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência", disse o ONS logo cedo.

A falha foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com a interrupção às 8h31 da "interligação Norte/Sudeste, e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas". Embora tenha sido relatada a falta de energia em todos os estados, a pasta afirma que o fornecimento foi afetado apenas nos estados do Norte, Nordeste e Sudeste.

"A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente", completou o MME.

Silveira estava em viagem ao Paraguai com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a posse do presidente Santiago Peña, com quem negocia a revisão do Tratado de Itaipu.

O ministro antecipou a volta ao Brasil para pouco depois da cerimônia e disse que "determinou o rápido restabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos", em entrevista à TV Globo em Assunção.

O coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, diz que a causa do apagão pode ser operacional, pois não há um alerta para seca que pudesse impactar a produção e distribuição de energia.

"Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão", disse ao G1.

Deputados e senadores da oposição vieram a público criticar o apagão desta terça (15) junto do reajuste dos preços da gasolina e do diesel, anunciado mais cedo pela Petrobras.

Geração de energia despencou entre 8h30 e 8h40

Dados públicos da ONS apontam que a carga total de energia começou a ser reduzida por volta de 8h26, quando atingiu um pico de 73,6 mil MW e passou para 73,4 mil MW pouco depois.

Em 10 minutos, houve uma queda brusca na carga de energia entre 8h30 e 8h40, de 73,6 mil MW para 54,3 mil MW, o que começou a ser lentamente retomado logo depois. Às 9h30, a carga já tinha tido um ganho de 6 mil MW e alcançou 64,6 mil MW às 10h08.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não se pronunciou sobre o apagão, apenas repetiu a nota do MME nas redes sociais.

A Enel Energia, responsável pelo fornecimento nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, informou que houve uma atuação por conta de um "esquema regional de alívio de carga", e que a energia está sendo restabelecida gradualmente após autorização do ONS. O chamado Erac acontece de forma automática quando uma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional, para proteger o sistema de danos por falhas.

A companhia informou que parte do sistema de metrô da capital paulista foi afetada pela interrupção. Também foram registradas falhas nos trens do Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belo Horizonte.

A Neoenergia Coelba, da Bahia, informou em nota que houve uma “situação fora do sistema de distribuição da distribuidora e possivelmente afetou todos os estados do Nordeste”. Já a Equatorial Distribuição, do Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, informou que o motivo ainda está sendo apurado, e que o abastecimento está sendo normalizado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]