Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prazo de 90 dias

Força Nacional é enviada para reforçar fronteira do Brasil com a Venezuela

A Força Nacional é composta por efetivos policiais e agentes, incluindo bombeiros e peritos. (Foto: Tom Costa / Ministério da Justiça)

Ouça este conteúdo

O Ministério da Justiça determinou o reforço de tropas da Força Nacional na fronteira do Brasil com a Venezuela. O prazo inicial é de 90 dias, que podem ser prorrogados conforme a necessidade. Não foi determinado um número para o efetivo, que será calculado conforme o pedido dos órgãos de segurança de Roraima.

Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8), autoriza o emprego de agentes da tropa federativa na capital de Roraima, Boa Vista, e em Pacaraima (RR), cidade fronteiriça e principal porta de entrada para o território brasileiro para venezuelanos que deixam seu país.

VEJA TAMBÉM:

A medida visa lidar com possíveis consequências da ação militar dos Estados Unidos do último sábado, que retirou o presidente venezuelano Nicolás Maduro do poder e motivou a preocupação do governo brasileiro em relação ao policiamento nas proximidades do país vizinho.

Assinado pelo ministro Ricardo Lewandowski, o texto da Portaria MJSP nº 1.127 estabelece que os agentes atuarão nos dois municípios de Roraima. Durante este período, a tropa apoiará órgãos de segurança pública estaduais nas atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e à garantia da integridade da população.

Soldados colombianos patrulham fronteira com a Venezuela. EFE/ Mario Caicedo (Foto: EFE)

Força Nacional

A equipe da Força Nacional é formada por agentes federais e policiais militares e civis (incluindo bombeiros e peritos) cedidos pelos estados e pelo Distrito Federal. A Força Nacional de Segurança Pública é subordinada à Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O contingente pode atuar em qualquer parte do território nacional, a pedido dos governadores ou de ministérios que precisem de apoio para suas ações. O Ministério ainda não informou o total de agentes da Força Nacional empregados em Roraima.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.